17/02/2025 09:10:00

Equipe Nissan de Fórmula E quer manter o bom início na temporada no E-Prix da Arábia Saudita

​Depois de vencer na Cidade do México, em janeiro, escuderia japonesa mira crescimento na primeira rodada dupla da temporada 11 marcada para o inédito circuito de Jeddah

Equipe Nissan de Fórmula E quer manter o bom início na temporada no E-Prix da Arábia Saudita - Notícias - Mato Grosso digital

YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E pretende continuar sua performance consistente no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E no E-Prix de Jeddah, na Arábia Saudita, que terá a primeira rodada dupla da temporada 2024/2025. Marcadas para o próximo final de semana, as duas provas terão duas novidades: as estreias do circuito árabe e do Pit Boost, uma recarga rápida que irá movimentar as estratégias das escuderias durante a prova.

 

Além disso, este evento também será palco de uma sessão de Treinos Livres de Pilotos Novatos. Gabriele Minì correrá pela Equipe Nissan de Fórmula nesta quinta-feira, na FP0. O piloto italiano de 19 anos, que compete nesta temporada da Fórmula 2, já experimentou um bólido da categoria com a Nissan em maio de 2024, quando participou do Teste de Novatos em Berlim. Minì quer aprimorar sua técnica em Jeddah, além de ajudar a equipe nos preparativos para o fim de semana de corrida.

 

Apesar de a Arábia Saudita já ter sediado corridas da Fórmula E desde a Temporada 5, este será o primeiro E-Prix realizado em Jeddah. Localizado às margens do Mar Vermelho, o evento será noturno e acontecerá sob os holofotes em uma nova versão do Circuito Corniche de Jeddah. A pista de 19 curvas espalhadas por 3,001 quilômetros promete voltas rápidas emocionantes, com ultrapassagens previstas nas Curvas 1, 8 e depois na longa, rápida e sinuosa Curva 12 à esquerda.

 

A primeira corrida da rodada dupla será palco do lançamento do Pit Boost. Pela primeira vez, os carros receberão um acréscimo de 10% de energia (3,85kWh) a partir de uma recarga rápida de 30 segundos a 600 kW na reta dos boxes. Rigorosamente testado, o novo dispositivo deve criar mais uma camada de estratégia para ser gerenciada pelos pilotos e equipes.

 

 

Acelerando na temporada

No mês passado, Oliver Rowland garantiu sua primeira vitória da Temporada 11 com três ultrapassagens dramáticas nos últimos instantes na Cidade do México, garantindo máxima pontuação. Com esta vitória, o piloto britânico foi para o segundo lugar no Campeonato de Pilotos.

 

Do outro lado da garagem, Norman Nato não foi recompensado pelo bom ritmo de corrida, mas o piloto francês quer voltar com tudo neste que deve ser um fim de semana cheio de ação e emoção.

 

Rowland e Nato estarão na pista às 3h da manhã no dia seguinte para os Treinos Livres. Já as sessões de Qualificação acontecem na sexta-feira e sábado.

 

Para esta prova, os dois carros Nissan e-4ORCE 05 da equipe exibirão novos conteúdos de marca de seu parceiro em inovação Electromin, que estará em casa neste E-Prix. Além do merchandising nos locais de praxe, a marca vai aparecer no halo e na asa dianteira.

 

Sendo o principal fornecedor de soluções de mobilidade elétrica no Oriente Médio, a marca Electromin também vai aparecer no carregador Pit Boost da equipe e no macacão do engenheiro-chefe.

 

 

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: "Depois da vitória no México, estamos ainda mais motivados e determinados a ter um bom resultado, mas será um grande desafio neste fim de semana, com um novo circuito e a chegada do Pit Boost para completar. Acho que tanto as equipes como os fãs estão ansiosos para ver o Pit Boost em ação durante uma corrida real e isso pode mudar as regras do jogo. Em termos de estratégia, nossa preparação tem sido focar em cada corrida de forma isolada, pois cada uma será completamente diferente, então será ainda mais crucial captar muitos e significativos dados na quinta-feira. Esta rodada dupla vai ser bem emocionante e cheia de ação e é muito bacana que será uma corrida em casa para nosso parceiro de inovação, a Electromin. Esta empresa se dedica a soluções de mobilidade elétrica, por isso estamos felizes em contar com o apoio deles com o início de um novo capítulo na Fórmula E, com a chegada do Pit Boost".

 

 

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: "Toda a equipe está com o astral lá em cima depois da vitória no México e nossa meta é conquistar pontos para a conta nesta nova pista em Jeddah. O Pit Boost vai ser um novo desafio, mas estou ansioso por isso. As duas corridas também serão completamente diferentes, estamos prevendo que será uma das provas mais rápidas na história da Fórmula E em termos de velocidade bruta na sexta-feira, enquanto no sábado deve ser mais uma corrida do estilo pelotão.

 

Teremos que nos adaptar aos dois cenários e, se conseguirmos isso, eu estou confiante que poderemos atingir uma performance positiva".

 

 

Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: "As duas primeiras corridas da temporada comprovaram que temos um bom carro e um ritmo forte. O Pit Boost vai ser interessante porque ele nunca foi utilizado antes em um contexto de corrida. Se conseguirmos garantir um resultado promissor nas qualificações, nós estaremos em boas condições de competir. O traçado da pista é sensacional no simulador, então estou ansioso para estar lá e experimentar para valer".

 

Gabriele Minì: "Pelo que experimentei no simulador, este circuito parece ser eletrizante. Vimos nas outras categorias que Jeddah é uma pista de alta velocidade com curvas rápidas e isso é bem empolgante do ponto de vista de um piloto. Mesmo pilotando no simulador a diferença entre os carros com tração integral (AWD) e os carros GEN3 EVO é imensa. Parece que a categoria deu um grande passo à frente e estou bem ansioso para testar a nova tecnologia na pista. Este será um daqueles circuitos implacáveis, onde o menor erro pode acabar com a sua sessão, então nossa meta é nos mantermos atentos e dar o nosso melhor para tirar o máximo possível de dados significativos".

 

 

Sérgio Sette Câmara, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E: "É sempre emocionante quando a categoria chega a um circuito e uma cidade nova, pois são muitas incógnitas e tudo depende de se adaptar da melhor forma possível. Treinamos as estratégias para o Pit Boost no simulador, mas você só vai saber se dará certo quando as variáveis da vida real forem incluídas na equação. Eu gostei de pilotar na pista do simulador, a primeira parte da volta será um desafio para os pilotos e muito bacana de assistir, então eu estou prevendo que a corrida será cheia de ultrapassagens e ações roda a roda".

 

 

 

 

 

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica. Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

 

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Em junho de 2022, a Nissan anunciou que passou a fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.

 

Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

 

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

 

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

 

 

Saiba mais

Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit

 

 

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

 

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica. Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

 

 

Saiba mais

NissanGlobalNewsroom
Nismo.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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