19/02/2025 09:15:00

Qual é o compromisso da Nissan América Latina com o meio ambiente?

Qual é o compromisso da Nissan América Latina com o meio ambiente? - Notícias - Mato Grosso digital
  • Estratégia ambiental tem como pilares-chave a redução de emissões, reciclagem de materiais e gestão de recursos naturais.
  • Marca histórica de três milhões de unidades montadas utilizando energia renovável em uma de suas plantas de produção no México demonstra que a marca está no caminho certo.
 
 
América Latina – Durante a #NissanLatamSustainabilityWeek, a empresa está comemorando a marca de três milhões de veículos montados utilizando energia limpa em sua planta de Aguascalientes, no México. Além de evitar a emissão de mais de 782 mil toneladas de CO2 na atmosfera e atender em 85% o requisito de energia livre de carbono, a marca está dando mais um passo rumo ao seu objetivo de neutralidade de carbono para 2050. Este acontecimento não é isolado e forma parte de uma grande lista de ações e medidas que a marca japonesa tem adotado em toda a América Latina.
 
 
O programa global “Nissan Green Program” tem como propósito contribuir para garantir que a sociedade atual seja sustentável e esteja em harmonia com a natureza. Na América Latina, as três prioridades do programa (carbono neutro, economia circular e minimização do impacto no ecossistema) se traduzem em iniciativas concretas.
 
 
Para combater as mudanças climáticas, a Nissan tem aumentado o uso de energia limpa por meio de contratos de energia renovável.
 
 
Em 2023 e 2024, a marca investiu 960 mil dólares para reduzir sua pegada de carbono e alinhar seu plano estratégico com o parâmetro climático de 1,5ºC.
 
 
Além disso, as plantas de pintura da empresa na América Latina contam com um design compacto com cabines 3-Wet de tecnologia à base de agua, permitindo reduzir significativamente as emissões de compostos orgânicos voláteis e o consumo de gás natural. Tanto no Brasil como no México, a empresa japonesa conquistou o nível zero de resíduos enviados a aterros sanitários.
 
 
A Nissan Brasil adquire energia de fontes renováveis desde 2016, e em 2022 confirmou a compra de energia elétrica de fonte 100% renovável com certificação internacional para o período de 2024 a 2027. Além disso, a planta reaproveita energia com projeto de recuperação de calor para fornos. Uma nova era também começou com a digitalização da gestão energética de mais de 250 pontos de monitoramento de processos.
 
 
Em relação à dependência de recursos, a Nissan América Latina conta com o Programa Zero Resíduo, impulsionado por uma cultura de reciclagem e reutilização. Por exemplo, na planta de Resende, no estado do Rio de Janeiro, aproximadamente 10% dos materiais utilizados na fabricação de para-choques do SUV Nissan Kicks têm como origem fontes recicladas, fortalecendo o compromisso da Nissan com a economia circular. Em sua equivalente mexicana, é realizada a reciclagem de 34% da areia residual gerada no processo de fundição.
 
 
Em 2011, a planta Nissan Aguascalientes A1 se tornou a primeira fábrica de automóveis no México e também a primeira dentro da rede de produção da Aliança Renault-Nissan em nível global a utilizar energia proveniente do biogás gerado a partir resíduos sólidos urbanos do aterro sanitário da cidade de Aguascalientes.
 
 
Um ano mais tarde, nesta mesma planta foi introduzido o uso de energia eólica em grande escala. As plantas Aguascalientes A1 e A2 e a planta Civac em Morelos, também no México, integraram o uso de energia elétrica respectivamente em 2023 e 2024.
 
 
Além disso, no Complexo Industrial da Nissan em Resende são economizados anualmente mais de 26 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer 555 domicílios no estado de São Paulo.
 
 
Nesta mesma planta, foi integrado o uso de energia elétrica proveniente de fonte limpa (eólica) certificada internacionalmente (I-REC), com zero emissão de CO2.
 
 
 
Um futuro elétrico
De acordo com um estudo recente realizado pelo instituto BloombergNEF, a transição para os veículos elétricos e a economia circular será fundamental para reduzir as emissões de carbono e combater as mudanças climáticas, transformando ao mesmo tempo a indústria automotiva, com um mercado avaliado em até 88 bilhões de dólares em 2050.
 
 
A marca impulsiona esta transformação com modelos como o Nissan X-Trail e-POWER e o Nissan Kicks e-POWER, que atingiram mais de 20 mil unidades vendidas na região desde seu lançamento, no fim de 2022. Já o Nissan X-Trail e-POWER conquistou a renomada premiação “Carro Elétrico do Ano FIPA 2024”, um complemento para o reconhecimento internacional outorgado pela ONG ambiental CDP pelos esforços da Nissan na gestão das mudanças climáticas e a proteção dos recursos hídricos.
 
 
A sustentabilidade e inovação estão completamente arraigadas no negócio da Nissan na América Latina e estes fatos são mais uma confirmação de que a marca está no caminho certo.
 
 
 
Sobre a Nissan América Latina
A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da Nissan América Latina (NMEXNIBU e NSAM).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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