18/02/2025 09:14:00

Equipe Nissan de Fórmula E obtém excelente vitória e um segundo lugar na estreia do E-Prix de Jeddah

Pódio e vitória permitem que Nissan lidere todos os três campeonatos após as primeiras quatro rodadas da Temporada 11

Equipe Nissan de Fórmula E obtém excelente vitória e um segundo lugar na estreia do E-Prix de Jeddah - Notícias - Mato Grosso digital
JEDDAH, Arábia Saudita – O piloto Oliver Rowland, da Equipe Nissan de Fórmula E, dominou a prova e conquistou a vitória na Rodada 4 da temporada 2024/25 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, reforçando o segundo lugar conquistado no dia anterior.
 
 
Depois de qualificar em segundo, o britânico apresentou excelente performance, liderando a maior parte da corrida e executando uma estratégia perfeita no Modo Ataque, retornando à frente do pelotão nos momentos finais da prova. Com uma forte posição em termos de energia, Rowland ampliou sua vantagem para quase seis segundos. No final, os motores Nissan dominaram as duas primeiras posições, com o piloto Taylor Barnard da Equipe NEOM McLaren de Fórmula E terminando em segundo.
 
 
Enquanto isso, depois de largar em 10º no grid, Norman Nato subiu posições na volta de abertura, mas caiu na hierarquia depois de perder posições na fase do Modo Ataque. Em um pelotão extremamente apertado, o piloto francês não conseguiu economizar energia para um sprint final, cruzando a linha de chegada em 15º após o final das 31 voltas.
 
 
Além desta vitória, Rowland terminou em segundo lugar na corrida do dia anterior, quando a categoria introduziu pela primeira vez o Pit Boost. Estas performances propulsionaram a pontuação do piloto para 68 pontos nesta temporada, que agora assume a liderança do Campeonato de Pilotos. A Equipe Nissan de Fórmula E também assumiu a liderança do ranking por Equipes. Já os pódios obtidos em ambas as corridas pela escuderia japonesa e da Equipe NEOM McLaren de Fórmula E permitem que a Nissan abra uma vantagem de 47 pontos no Campeonato de Construtores.
 
 
No início da semana, Gabriele Minì representou a equipe na sessão zero de treinos livres (FP0), exclusiva para novatos. O piloto italiano – que vai competir na Fórmula 2 em 2025 – já correu pela Equipe Nissan de Fórmula E em Berlim no ano passado, ampliando sua experiência na Fórmula E na quinta-feira no Circuito Corniche de Jeddah. Depois de fazer uma sólida sessão de treinos, Minì ajudou a escuderia a coletar dados para a prova do fim de semana, realizando o segundo tempo mais rápido.
 
 
 
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estamos muito felizes com nossa segunda vitória da temporada hoje, depois de terminar em 2º na prova de ontem, principalmente em um circuito tão importante tanto para a Nissan como para a Electromin, nosso parceiro em inovação. A segunda corrida de uma rodada dupla é sempre um desafio, pois todas as equipes têm muitos dados do dia anterior, mas fizemos alguns bons ajustes durante a noite. Nas qualificações, o Norman não teve sorte e não chegou à fase de Duelos, mas o Oli fez um trabalho fantástico e largou na frente. Na corrida, o Oli economizou energia logo no início, o que permitiu que ele ultrapassasse todo o pelotão. A estratégia foi perfeita e ele ainda ficou fora de complicações quando necessário, utilizando a quantidade certa do Modo Ataque na hora certa. Do lado do Norman, ele largou do meio do pelotão, o que não é fácil, então ficou mais complicado economizar energia dali por diante, por isso ele não conseguiu avançar no final. Apesar de alguns desafios, estamos orgulhosos por terminar esta semana de corrida em Jeddah com a liderança em todos os três campeonatos. Apesar disso, esta primeira parte da temporada também evidenciou algumas áreas em que temos que melhorar. Agora, nosso foco é continuar trabalhando para tratar estes pontos nesta brecha antes de Miami. Nossos concorrentes vão melhorar, então nós também temos que fazer a mesma coisa para continuar performando neste nível e manter nossa posição no ranking”.
 
 
 
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estou bem contente por ter conquistado mais uma vitória, com uma excelente performance em Jeddah. A qualificação em segundo foi excelente, eu caí no pelotão logo no início e tirei o máximo do cone de aspiração para economizar energia, o que acabou sendo o cenário perfeito. Às vezes o meio do pelotão ficava um pouco agressivo, então eu aproveitava para ir para frente e ficar fora de complicações. Nossa estratégia com o Modo Ataque foi perfeita e eu consegui garantir uma vantagem maior na frente, para um final mais tranquilo. O carro estava fantástico durante todo o fim de semana, foram duas corridas completamente diferentes, mas tivemos uma forte performance em ambos os dias. É incrível estar na liderança em todos os três campeonatos, mas nosso foco é encarar cada corrida isoladamente e dar nosso melhor para estar em uma boa posição ao final da temporada”.
 
 
 
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Tivemos um carro forte neste fim de semana, mas não conseguimos lacrar. A infração técnica de ontem foi frustrante e nos deixou em uma posição desfavorável para aproveitar ao máximo a fase Pit Boost. Hoje, foi uma corrida difícil, cheguei a ficar em 7º no início, mas o pelotão ficou confuso e eu caí algumas posições depois de alguns contatos. Tentamos uma estratégia diferente na tentativa de conseguir entrar para o top 10, mas não foi desta vez. É frustrante sair sem pontos, temos um carro competitivo, o que foi comprovado pelo Oli, eu me sinto confortável na pista, mas alguns erros e um pouco de falta de sorte dificultaram as coisas. Vamos continuar trabalhando e estamos determinados a aprender com este fim de semana e voltar melhor para brigar por posições no topo”.
 
 
 
Gabriele Minì:
“Esta sessão de treinos livres FP0 foi interessante, aprendi muito e melhorei demais em toda a sessão. O carro é muito diferente daquele que pilotei em Berlim, os pneus fizeram uma diferença enorme com níveis maiores de aderência. Foi demais fazer voltas nos modos de 300 kW e 350 kW de potência e estou feliz por ter ajudado a equipe e completado a sessão tranquilamente. Estou satisfeito com minha performance e adoraria pilotar o carro novamente, se houver uma oportunidade. Parabéns à equipe pelo fim de semana incrível; espero que eles continuem nesta mesma forma pelo restante da temporada”!
 
 
 
 
 
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
 
 
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
 
 
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
 
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
 
 
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030. Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
 
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
 
 
 
Saiba mais
 
 
 
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
 
 
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
 
 
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025

Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025

Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

22 Feb 2025

27ºC / 19ºC

23 Feb 2025

27ºC / 19ºC