18/02/2025 09:10:00
Equipe Nissan de Fórmula E termina em segundo na estreia do E-Prix de Jeddah
Com o pódio, Rowland assume a liderança do Campeonato de Pilotos e a Nissan assume a liderança do Campeonato de Construtores

JEDDAH, Arábia Saudita – A Equipe Nissan de Fórmula E completou seu segundo pódio do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, temporada 2024/25, na Rodada 3 realizada no primeiríssimo E-Prix de Jeddah, com Oliver Rowland assegurando o segundo lugar para a escuderia, em uma corrida que introduziu o modo Pit Boost.
Durante as sessões de qualificação, o piloto britânico chegou mais uma vez às semifinais de Duelos, largando no grid em terceiro. Seu companheiro de equipe Norman Nato perdeu por pouco um lugar no top 4 do Grupo B, largando na corrida em 12º.
Sob os holofotes na Arábia Saudita, Rowland subiu rapidamente para a segunda posição na volta de abertura, assumindo a liderança na 11ª volta. Logo depois, ele fez o Pit Boost, que a escuderia executou de forma perfeita, garantindo que Rowland continuasse na liderança no E-Prix. Ele perdeu a vitória por pouco, depois de ser forçado a economizar energia nas últimas curvas, mas ainda conseguiu cruzar a linha de chegada com um forte segundo lugar.
Do outro lado do box, Nato subiu para posições que valiam pontos, mas uma penalidade de drive-through devido a uma infração técnica prejudicou o progresso do piloto francês, que terminou em 20º.
Com este resultado, Rowland assume a liderança no Campeonato de Pilotos e a Equipe Nissan de Fórmula E sobe para o quarto lugar no Ranking por Equipes. Além disso, a escuderia parceira Equipe NEOM McLaren de Fórmula E também subiu ao pódio, por isso agora a Nissan está na liderança do Campeonato de Construtores.
A ação continua amanhã em Jeddah, com as sessões de qualificação iniciando às 21h20 (horário de Brasília), com a largada da corrida prevista para as 2h da manhã do dia seguinte.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“É incrível marcar um pódio correndo em casa pelo nosso parceiro de inovação Electromin, além de continuar apresentando uma excelente performance e brigando no topo, o que nos permitiu liderar os Rankings de Pilotos e Construtores. O Oli pilotou de forma fantástica durante toda a corrida e perdeu a vitória por pouco. Infelizmente, do lado do Norman cometemos um erro com a pressão dos pneus, por isso ele recebeu uma penalidade de drive-through, o que arruinou a corrida dele. O Pit Boost criou um desafio adicional, mas conseguimos gerenciar bem isso e estou orgulhoso de toda a preparação feita pela equipe e a excelente forma como tudo foi executado. No geral, apesar de termos muito trabalho para fazer na virada da noite, para continuar avançando e melhorando nossos poucos pontos, foi muito positivo ter dois carros movidos por um motor Nissan no pódio, com a Equipe NEOM McLaren de Fórmula E. Estamos felizes por alcançar este nível de performance em um novo circuito e, agora, vamos nos concentrar em garantir mais pontos amanhã, com os dois pilotos”.
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estou satisfeito por marcar mais pontos valiosos e conquistar um pódio, mesmo que nunca seja fácil perder a vitória na última curva.
Foi só porque ficamos com um nível baixo de energia no final e tivemos que garantir que eu conseguiria cruzar a linha de chegada para marcar estes fortes pontos. Foi um evento único na Fórmula E, estávamos quase dando o máximo durante toda a corrida e o pelotão estava um pouco espalhado, o que eu curti. É incrível assumir a liderança do Campeonato de Pilotos, mas sei que é uma questão de entregas consistentes, o que pretendo continuar fazendo. Estivemos fortes durante todo o fim de semana até agora e pretendemos manter este ritmo amanhã, vamos mirar outro resultado positivo”.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030. Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2025
Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025
Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025
Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
22 Feb 2025
27ºC / 19ºC
23 Feb 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Cultura e Eventos
Sesc Folia leva alegria e diversão para as unidades do Sesc-MT
20/02/2025 09:35:00