13/02/2025 16:15:00

PIB 2025: Fazenda reduz estimativa de crescimento do país para 2,3%

No último Boletim Macrofiscal, feito pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a projeção era de crescimento de 2,5% do PIB do Brasil

PIB 2025: Fazenda reduz estimativa de crescimento do país para 2,3% - Notícias - Mato Grosso digital
projeção de crescimento da economia brasileira foi reduzida de 2,5% para 2,3%, mostra relatório divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda nesta quinta-feira (13/2).
 
 
A SPE projeta uma desaceleração do crescimento econômico, “repercutindo o ciclo contracionista da política monetária e fiscal”.
 

 
O PIB
  • O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, em um ano.
  • Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom.
  • Enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.
  • A estimativa do Banco Central (BC) para o crescimento do país neste ano é de 2,1%.
  • Para o mercado financeiro, o PIB do Brasil avançará 2,03% em 2025.
 
 

 
No último Boletim Macrofiscal — relatório bimestral responsável por divulgar as projeções de curto e médio prazo para os indicadores de atividade econômica e de inflação, utilizados no processo orçamentário da União —, a SPE informou que as estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) eram de 2,5%.
 
 
De acordo com a SPE, o aumento na taxa de juros básica do país (Selic) e o cenário conjuntural externo foram os fatores responsáveis por levar à expectativa de menor ritmo de expansão da atividade em 2025.
 
 
O Ministério da Fazenda espera a desaceleração dos setores da indústria e dos serviços neste ano, mas essa movimentação será “parcialmente mitigada pela aceleração da produção agropecuária”.
 
 
Confira as novas estimativas da SPE:
  • Agropecuária continua em 6%. O resultado deverá ser estimulado pela expectativa de uma “supersafra”, dos dados preliminares de abate para o quarto trimestre de 2024 e fenômenos climáticos recentes.
  • Indústria recuou de 2,5% para 2,2%. “A recuperação da indústria extrativa, sobretudo em função da entrada em operação de novas plataformas de petróleo, deverá contrabalancear apenas em parte a desaceleração projetada para a indústria de transformação e para a construção”, destaca trecho do relatório.
  • Serviços também caiu, indo de 2,1% para 1,9%. Essa retração, segundo a Fazenda, é um reflexo da desaceleração na criação de novos postos de trabalho e da redução no ritmo de concessões de crédito, em função do patamar mais contracionista da política monetária (ou seja, alta de juros).
 
 
 
 
Foto: Getty Images
Por: Mariana Andrade/Metrópoles 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

19 Feb 2025

27ºC / 19ºC

20 Feb 2025

27ºC / 19ºC