20/11/2024 09:15:00

Nissan realiza ‘Letramento Racial’ para mais de 130 educadores do Sul Fluminense

Nissan realiza ‘Letramento Racial’ para mais de 130 educadores do Sul Fluminense - Notícias - Mato Grosso digital
 
 
  • Treinamento foi conduzido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), instituição aliada da Nissan para aceleração da equidade racial
  • 1.000 unidades da Cartilha Racial Infantil, projeto pioneiro da Nissan no país, foram doadas às escolas na ocasião
 
 
RESENDE – Depois das inúmeras ações afirmativas para promover a aceleração da igualdade racial entre seus colaboradores, a Nissan dá novos e importantes passos em sua jornada de diversidade para fora da empresa, com foco na comunidade em seu entorno. No mês da Consciência Negra, a fabricante japonesa promoveu, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), sessões de Letramento Racial para mais de 130 educadores de escolas do Sul Fluminense, região que abriga o Complexo Industrial da Nissan em Resende.
 
"A Nissan acredita na educação como uma ferramenta de transformação e por isso está promovendo junto com o ID_BR esse treinamento específico para a formação de educadores, para que eles atuem como facilitadores deste conteúdo aos estudantes da região. Em nossa visão, o conhecimento fornecido hoje vai refletir na transformação social do amanhã, contribuindo para que os estudantes cresçam com mais consciência crítica e maior engajamento para a aceleração da igualdade racial", explica Daiane Lopes, especialista de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan.
 
Os treinamentos foram realizados em duas sessões. A primeira foi voltada a 60 professores do ensino infantil e fundamental da Escola Firjan Senai Sesi de Resende que atendem 600 crianças no município. No dia seguinte, a mesma ação aconteceu na Secretaria de Educação do município de Barra Mansa, com a participação de 73 educadores do ensino básico e fundamental, entre diretores de escolas, pedagogos e professores que representam cerca de 70 instituições de ensino da cidade.
 
"Esta formação com a Nissan e o ID_BR nos permitiu realizar um grande aprofundamento na temática da equidade racial. Tenho certeza de que a partir de agora nossos educadores terão um olhar muito mais atento para abordar o assunto, permitindo que nossos alunos sejam vistos e representados dentro do espaço da escola", comenta Ana Paula Lemos Oliveira, diretora da Escola Firjan Senai Sesi de Resende.
 
Além do letramento, a Nissan doou às escolas 1.000 unidades da sua Cartilha Racial Infantil, projeto pioneiro da empresa no Brasil, criada para estimular funcionários a terem conversas sobre raça e racismo com menos barreiras e de forma lúdica com suas famílias.
 
"A Cartilha Racial Infantil vai nos permitir encantar nossos alunos com um belo exemplo prático de transformação social. Assim, ao entrar no universo infantil, teremos mais facilidade em trazer à tona a temática da inclusão e representatividade", explica Angélica Cristina de Almeida, diretora geral da Escola Daniel Medeiros, em Barra Mansa.
 
 
Mês da Consciência Negra: Enaltecimento da Cultura Afro-Brasileira
Em linha com seu compromisso em ser uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva, a Nissan realizou, ao longo dos últimos anos, uma série de ações afirmativas internas para aceleração da igualdade racial, conferindo à empresa um importante reconhecimento recente. A fabricante japonesa de automóveis recebeu do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) o selo 'Engajamento' do selo 'Sim à Igualdade Racial', que representa um avanço em sua jornada em relação a este pilar.
 
"Tendo em vista toda jornada da Nissan com ações de conscientização para o fomento da luta racial, estamos dando início a um novo pilar, que é enaltecimento da cultura afro-brasileira", complementa Daiane.
 
Neste ano a empresa está realizando, pela primeira vez, no mês da Consciência Negra, uma promoção para levar funcionários de todas as suas unidades da marca no Brasil – Rio de Janeiro, Resende, São Paulo e Curitiba - a um tour cultural pela histórica Pequena África. Localizada na zona portuária da capital fluminense, a região é um verdadeiro símbolo da resistência negra no Brasil, abrigando marcos como os Quilombos da Pedra do Sal e Santo Cristo, que mantém viva a história afro-brasileira.
 
 
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 200 concessionárias em todos os estados do país. Em 2014, a empresa inaugurou seu Complexo Industrial em Resende, no estado do Rio de Janeiro, que já recebeu mais de R$ 6,2 bilhões em investimentos nos últimos dez anos. Esta unidade industrial tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano e atualmente fabrica o Nissan Kicks, além do motor flexfuel 1.6 16V. No momento, a fábrica da Nissan está passando por uma grande transformação para instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo. A Nissan emprega cerca de 2.500 pessoas no Brasil.
 
 
Instituto Identidades Brasil (ID_BR)
O Instituto Identidades do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da campanha "Sim à Igualdade Racial", o ID_BR desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objetivo dez da agenda 2030, da ONU, que reúne as 17 metas de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos.
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2024

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

22 Nov 2024

27ºC / 19ºC

23 Nov 2024

27ºC / 19ºC