20/11/2024 09:10:00

Balanceamento e alinhamento das rodas

Balanceamento e alinhamento das rodas - Notícias - Mato Grosso digital
Esses serviços são realizados nas rodas, e estão diretamente ligados aos pneus e ao sistema de suspensão do veículo. Com o tempo e o impacto em buracos, por exemplo, as rodas perdem o alinhamento e balanceamento, o que ocasiona mais vibração na direção, desgaste irregular dos pneus e até aumento no consumo de combustível.
 
“O balanceamento deve ser feito sempre que você trocar os pneus ou notar alguma vibração durante a condução. Com relação ao alinhamento, recomenda-se realizar o alinhamento a cada 10.000 km ou sempre que houver necessidade, como após a troca de pneus, bater em um buraco ou sentir o volante desalinhado”, recomenda o especialista.
 
 
Inspeção visual
Pneu com borracha ressecada e trincada deve ser substituído por um novo
Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
 
 
 
Pode parecer besteira, mas a inspeção visual pode ser uma grande aliada. Procure por rachaduras e bolhas nos pneus, que podem comprometer a estrutura, bem como pregos, parafusos e outros objetos pontiagudos que podem ficar presos no pneu.
 
 
Validade
A data de fabricação do pneus pode ser conferida na banda lateral
Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press
 
 
Pneu tem validade? Há fabricantes que afirmam que pneus não têm um tempo específico de validade, mas o ideal é que pneus com mais de cinco anos de fabricação sejam inspecionados por técnicos certificados antes da instalação. 
 
Para verificar a validade do pneu basta procurar a sigla DOT na lateral e os 4 últimos dígitos significam a semana de fabricação e o ano, no exemplo abaixo, semana 15 de 2002.
 
 
 
Quando o ressalto do sulco se nivela com a banda rodagem, é hora de trocar o pneu
Foto: Quando o ressalto do sulco se nivela com a banda rodagem, é hora de trocar o pneu
 
 
A inspeção visual também permite a visualização do TWI, ou indicador de desgaste. Localizado na parte central do pneu, o TWI são marcações que indicam até onde o pneu pode ser utilizado.
Uma vez que os sulcos do pneu se encontrarem com a marcação do TWI, está na hora de realizar a troca.
 
 
Rodízio de pneus
Para ter um desgaste uniforme do jogo de pneus, recomenda-se que a cada determinado período a posição dos pneus seja trocada. 
 
“O rodízio de pneus consiste em trocar a posição dos pneus do veículo para que o desgaste seja mais uniforme. Isso é especialmente importante porque os dianteiros tendem a desgastar mais rápido, especialmente em carros com tração dianteira. O ideal é realizar o rodízio a cada 10.000 km ou conforme as recomendações do manual do veículo. Em alguns casos, esse intervalo pode variar de acordo com o tipo de veículo e os pneus utilizados.”
 
Além disso, o especialista ainda destaca que o uso da pressão de pneus adequada é vital para aumentar a durabilidade do pneu.
Rodar com pneus com uma calibragem abaixo do recomendado pode facilitar o furo e comprometer o conforto, enquanto a calibragem acima do indicado facilita um estouro em um impacto.

Segundo Mendonça, a cada 3 PSI de pressão abaixo do especificado, o desgaste do pneu aumenta em 5%. O especialista afirma que a pressão dos pneus deve ser checada a cada 15 dias e sempre antes de longas viagens. Vale ressaltar que o estepe também deve ser verificado e a calibração dos pneus sempre deve ser realizada com o conjunto frio, antes de longos usos. 
 
O manual de instruções do veículo fornece as medidas ideais de pressão de pneus para situações onde o carro está vazio ou carregado, mas essa informação pode ser encontrada também na lateral da porta do motorista.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

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