21/03/2025 09:36:00
Erupção de vulcão na Indonésia cancela voos e gera alerta máximo
A erupção do Monte Lewotobi Laki-Laki, que tem 1.703 metros de altura, foi registrada às 22h56 do horário local (12h56 no horário de Brasília)

Pelo menos sete voos internacionais com saída prevista da ilha turística de Bali foram cancelados nesta sexta-feira (21) devido à nova erupção do vulcão Monte Lewotobi Laki-Laki, localizado na ilha de Flores, no leste da Indonésia. A informação foi confirmada por um porta-voz do Aeroporto Internacional Ngurah Rai, em Bali.
Segundo a Agência de Vulcanologia da Indonésia, a erupção ocorreu na noite de ontem, com duração de mais de 11 minutos e uma coluna de cinzas que se elevou a cerca de 8 quilômetros de altura. Em resposta ao evento, o alerta vulcânico foi elevado ao nível máximo (nível 4, em uma escala de 4).
De acordo com a porta-voz Andadina Dyah, entre os voos cancelados estão seis da Jetstar com destino à Austrália e um da Air Asia com destino a Kuala Lumpur, na Malásia. Outros voos, tanto domésticos quanto internacionais, enfrentaram atrasos, incluindo conexões para Tailândia, Singapura e Austrália.
Apesar da intensidade da erupção, o aeroporto de Maumere, o mais próximo do vulcão, não foi afetado pelas cinzas, segundo o Ministério dos Transportes da Indonésia.
A erupção do Monte Lewotobi Laki-Laki, que tem 1.703 metros de altura, foi registrada às 22h56 do horário local (12h56 no horário de Brasília). A explosão foi tão intensa que ruídos altos foram ouvidos em cidades distantes, como Maumere (a mais de 80 km do vulcão) e Larantuka (a 50 km de distância), de acordo com a agência geológica do país.
As autoridades impuseram uma zona de exclusão entre 7 e 8 quilômetros ao redor do vulcão e alertaram os moradores para o risco de fluxos de lama vulcânica (lahars), agravados pelas fortes chuvas na região.
A ilha de Flores, onde fica o vulcão, está localizada a cerca de 800 quilômetros a leste de Bali e é bastante procurada por turistas que visitam o Parque Nacional de Komodo.
Este não é o primeiro episódio recente de atividade vulcânica na região. Em novembro do ano passado, o mesmo vulcão entrou em erupção, causando a morte de nove pessoas, ferimentos em 31 e a evacuação de mais de 11 mil moradores.
Foto: Lusa
Por Notícias ao Minuto
Leia também
Sexta-Feira, 28 de Março de 2025
Sexta-Feira, 28 de Março de 2025
Segunda-Feira, 24 de Março de 2025
Segunda-Feira, 24 de Março de 2025
Sexta-Feira, 21 de Março de 2025
Quinta-Feira, 20 de Março de 2025
