05/04/2025 08:10:00
SES realiza monitoramento genômico em comunidades ribeirinhas de Cáceres
Em parceria com a Fiocruz e a Marinha do Brasil, Projeto Navio realizou 225 atendimentos em comunidades à margem do rio Paraguai

O Projeto Navio (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada), uma iniciativa da Fiocruz Minas em parceria com a Marinha do Brasil e as Secretarias de Estado de Saúde de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realizou 225 atendimentos em comunidades ribeirinhas de Cáceres, entre os dias 23 e 30 de março.
A ação incluiu exames de rotina, testes sorológicos e moleculares, além de sequenciamento genético, quando indicado. Profissionais da Marinha também prestaram 146 atendimentos clínicos e realizaram 600 procedimentos odontológicos.
O projeto Navio busca contribuir para o fortalecimento das respostas rápidas e coordenadas a situações emergenciais na saúde pública. A iniciativa realiza ainda o monitoramento genômico de patógenos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) em amostras humanas, ambientais, de vetores e de animais.
Durante a ação em território mato-grossense, o Laboratório Central do Estado (Lacen), a Superintendência de Vigilância em Saúde e o Escritório Regional de Saúde de Cáceres deram suporte à operação. As ações contemplaram as comunidades de Santo Antônio das Lendas, Barranco Vermelho, Porto Carne Seca e áreas ribeirinhas de Cáceres.
O Lacen-MT realizou mais de 600 testes sorológicos para dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose, além de cerca de 500 testes de biologia molecular para arbovírus (dengue, zika, chikungunya) e vírus respiratórios (Covid-19 e influenza A e B). O laboratório também forneceu equipamentos, kits de diagnóstico e profissionais qualificados.
A Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-MT coordenou o monitoramento de doenças zoonóticas e as atividades de imunização.
Participaram da ação dez servidores do Lacen e da Vigilância em Saúde, além de uma representante do Escritório Regional de Saúde de Cáceres.
O Escritório Regional de Saúde de Cáceres articulou com a gestão municipal a oferta de serviços complementares, como a distribuição de 100 filtros de barro, 150 cobertores, além de equipes de vacinação e saúde bucal.
Professores e alunos dos cursos de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, e da Estácio de Sá também participaram dos atendimentos clínicos e odontológicos realizados pela Marinha.
Segundo a diretora do Lacen, Elaine Oliveira, o objetivo da ação é conhecer o perfil epidemiológico e com esse resultado melhorar a oferta de serviços e qualidade de vida dessas populações.
“Esse projeto é de grande importância porque leva atendimento especializado a comunidades que nem sempre têm acesso integral aos serviços de saúde. Com a participação da SES, foi possível oferecer os serviços do Lacen e da Vigilância em Saúde”, destacou Elaine.
O pesquisador da Fiocruz Minas e idealizador do projeto, Luiz Alcantara, explicou que foi montada uma miniestrutura laboratorial, com insumos e equipes das secretarias estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“O Projeto NAVIO amplia o trabalho já realizado pela Marinha, que leva atendimento médico e odontológico a essas comunidades. Com essa iniciativa, também passamos a investigar os agentes infecciosos que circulam na região, onde vivem populações isoladas e, muitas vezes, negligenciadas”, afirmou Alcantara.
A última parada dos navios está prevista para o dia 15 de abril, em Corumbá (MS). O projeto Navio busca contribuir para o fortalecimento das respostas rápidas e coordenadas a situações emergenciais na saúde pública. A iniciativa realiza ainda o monitoramento genômico de patógenos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) em amostras humanas, ambientais, de vetores e de animais.
Sobre o Projeto Navio
O Projeto Navio é uma iniciativa da Fiocruz MG em parceria com a Marinha do Brasil, a SES-MT e a SES-MS. A ação conta ainda com a cooperação da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A expectativa é que o projeto percorra diferentes regiões ao longo de cinco anos, com o objetivo de monitorar a saúde de populações ribeirinhas do Pantanal e os impactos das mudanças climáticas.
Leia também
Sábado, 05 de Abril de 2025
Sábado, 05 de Abril de 2025
Sábado, 05 de Abril de 2025
Sábado, 05 de Abril de 2025
Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025
Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
07 Apr 2025
27ºC / 19ºC
08 Apr 2025
27ºC / 19ºC