01/02/2025 08:05:00

Primeira turma de técnico em cuidador de alunos com deficiência inicia estágio supervisionado em MT

​Capacitação pioneira no país é ofertada para 600 alunos em três cidades do Estado

Primeira turma de técnico em cuidador de alunos com deficiência inicia estágio supervisionado em MT - Notícias - Mato Grosso digital
Alunos do curso técnico em "Serviços de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ambiente Escolar" iniciaram a fase de estágio supervisionado em Mato Grosso. Ao todo, 600 estudantes são atendidos pela capacitação ofertada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com Assembleia Legislativa, Fundação Educa Mais e Rede de Ensino Técnico e Educação Profissional. A capacitação é a primeira do tipo no país.
 
As aulas práticas serão realizadas em escolas municipais e estaduais conveniadas com o projeto a partir da próxima segunda-feira (3.2), quando inicia o ano letivo na maioria das unidades. A previsão para o término do curso é setembro de 2025.
 
Com duração de cerca de um ano, o curso iniciou-se em junho de 2024 com cinco turmas de 120 alunos, sendo duas distribuídas pelos municípios de Cuiabá, duas em Várzea Grande e uma em Primavera do Leste. A iniciativa busca formar profissionais que irão prestar o suporte adequado a pessoas com diferentes tipos de deficiência no ambiente escolar.
 
O curso também busca capacitar profissionais em estratégias de inclusão que garantam aos estudantes um acesso pleno à educação, possibilitando novas oportunidades de carreira para educadores interessados em trabalhar na área da inclusão educacional.
 
De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, Mato Grosso saiu na frente ao realizar esse tipo de curso por conta do aumento da demanda por profissionais que atendam pessoas com deficiência nas escolas.
 
“Essa é uma questão de inclusão e também de capacitação da nossa mão de obra para atender o que o mercado precisa, conforme orientam o governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta”, afirmou Allan.
 
A iniciativa é fruto de uma proposta de lei, já aprovada na Câmara Federal, que estabelece a obrigatoriedade de um curso técnico de, no mínimo, 800 horas para atuar como cuidador de alunos com deficiência.
 
Os alunos se inscreveram gratuitamente para o curso ao longo de 2024.
 
 
 
*Sob supervisão de Téo Meneses
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

03 Feb 2025

27ºC / 19ºC

04 Feb 2025

27ºC / 19ºC