18/04/2025 08:40:00
Projeto de Janaina proíbe contratação de servidores por seletivos quando houver concurso vigente com aprovados aguardando nomeação

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou nesta quarta-feira (16), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um substitutivo integral ao Projeto de Lei 1619/2023, também de autoria dela, que já previa a vedação de concursos públicos no Estado sem perspectiva de chamamento, voltados apenas para formação de cadastro de reserva. A nova versão do projeto mantém essa proibição e avança ao estabelecer que o Estado também não poderá realizar processos seletivos para ocupar cargos públicos enquanto houver concurso vigente com candidatos aprovados ainda não convocados para a mesma área.
A medida vale para a administração pública direta e indireta e tem como objetivo garantir maior transparência, eficiência e responsabilidade na gestão de pessoal, além de valorizar os candidatos que já foram aprovados em certames regulares.
Na justificativa do projeto, Janaina argumenta que a prática de realizar concursos apenas para cadastro de reserva ou com número simbólico de vagas, sem a efetiva nomeação dos classificados, representa um desrespeito ao esforço e investimento dos candidatos. “Essa situação gera frustração, insegurança jurídica e perda de confiança na Administração Pública. Tal prática desestimula a participação em futuros processos seletivos e compromete a relação entre o Estado e a sociedade”, afirma.
A parlamentar também chama atenção para o uso recorrente de contratações temporárias, principalmente na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), onde mais de sete mil cargos efetivos estão ocupados por contratos seletivos. Segundo ela, esse modelo de contratação precária compromete a continuidade e a qualidade dos serviços públicos, além de agravar o desequilíbrio previdenciário do Estado.
“A convocação dos aprovados nos concursos vigentes é uma medida concreta para reequilibrar a base de contribuintes ativos e garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário estadual”, pontua Janaina.
O substitutivo é assinado também pelos deputados Dr. João, Lúdio Cabral, Paulo Araújo e Wilson Santos.
Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação
Leia também
Sábado, 19 de Abril de 2025
Sábado, 19 de Abril de 2025
Sábado, 19 de Abril de 2025
Sábado, 19 de Abril de 2025
Sábado, 19 de Abril de 2025
Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
20 Apr 2025
27ºC / 19ºC
21 Apr 2025
27ºC / 19ºC