27/03/2025 08:25:00
No Show Safra Mulher, Janaina Riva defende segurança jurídica no Agro e destaca papel feminino no setor

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), a convite da primeira-dama de Lucas do Rio Verde, Janice Vaz Ribeiro, esteve na manhã desta quarta-feira (26/03) no Show Safra Mulher, um evento paralelo ao Show Safra, voltado exclusivamente para a qualificação e o networking das mulheres do setor produtivo.
“Estou muito impressionada com essa iniciativa pioneira das mulheres do agro em Mato Grosso, que também é inovadora no país, pois proporciona às mulheres a oportunidade de debater temas importantes para o agronegócio mato-grossense. Quando a primeira-dama Janice me falou sobre esse movimento das Agroligadas e da Agrodetalhes em torno do Show Safra Mulher, fiquei muito empolgada para participar, pois compreendi a importância desse evento para as mulheres no campo e no agro.
Aqui, as mulheres não apenas aprendem e conhecem inovações tecnológicas do mercado, que são muitas, mas também fortalecem o networking e os relacionamentos profissionais, o que, a meu ver, é o maior ganho para todas. O grande público presente mostra que as mulheres estão cada vez mais incluídas nesses debates, demonstrando curiosidade e vontade de ocupar esse espaço. Hoje, por exemplo, na agricultura familiar, mais de 40% das propriedades são geridas por mulheres. Isso evidencia sua crescente participação nos debates sobre o campo e seu papel fundamental na economia do nosso estado”, destacou Janaina durante a visita ao evento.
Em conversa com produtoras e com a imprensa local, a parlamentar reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa com a defesa das pautas ligadas ao agro.
“Temos trabalhado intensamente para garantir a segurança jurídica do setor agropecuário, que enfrenta desafios devido às pressões internacionais e à insegurança que elas geram internamente em Mato Grosso. Nosso estado se tornou uma potência mundial, o que despertou receio em diversos países que competem conosco, especialmente na União Europeia e nos Estados Unidos, que também são grandes produtores. Eles tentam disfarçar essa preocupação com imposições políticas ambientais, buscando enquadrar nosso estado em regras internacionais para limitar nossa produção e evitar impactos no mercado global. No entanto, essa tentativa de controle é inviável”, afirmou.
A deputada também mencionou a união do parlamento no combate à moratória da soja e da carne, além da expropriação indevida de terras em Mato Grosso.
“O que percebo é que a Assembleia está muito unida nessa pauta.
Quando aprovamos a lei que proíbe empresas signatárias da moratória da soja de receberem incentivos fiscais do estado, houve uma grande repercussão internacional, e o tema agora está em debate no STF. Esse movimento articulado entre Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa trouxe à tona os prejuízos não apenas para os produtores, mas também para os municípios.
Estamos atentos a qualquer tentativa de restrição à produção mato-grossense e preparados para enfrentar grandes debates. A Assembleia esteve no STF e também se posicionou contra a expropriação de terras, pois, mesmo em casos de desmatamento ilegal, essa medida gera uma insegurança enorme. Sabemos que os produtores já enfrentam dificuldades para obter licenças ambientais e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Nessa questão, a Assembleia quer ir além: queremos que a Sema nos apresente soluções para agilizar as análises, pois o que impede Mato Grosso de crescer ainda mais são os entraves ambientais. Acreditamos que o governo pode fazer mais e vamos cobrar isso”, concluiu.
Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação
Leia também
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Sábado, 29 de Março de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
31 Mar 2025
27ºC / 19ºC
01 Apr 2025
27ºC / 19ºC