28/03/2025 08:30:00
Edital anuncia concorrência pública para pavimentação da MT-199
A estrada que liga Vila Bela da Santíssima Trindade (522 km de Cuiabá) ao país vizinho, ganhou um edital para a sua pavimentação. Por ser de terra, há uma dificuldade na relação comercial com a Bolívia.

O Estado de Mato Grosso está prestes a estreitar a relação com a Bolívia. A estrada MT-199 que liga Vila Bela da Santíssima Trindade (522 km de Cuiabá) ao país vizinho, ganhou um edital de concorrência pública para a sua pavimentação. Neste primeiro momento, serão asfaltados 40 km da estrada, que vai do município até o destacamento militar de Palmirito.
O anúncio da concorrência pública, que tem as inscrições abertas no dia 31, ocorreu nas festividades do aniversário da cidade, que completou 273 anos, nesta quarta (19). Atualmente a estrada de terra dificulta o acesso e comércio com a Bolívia.
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que representa a região oeste, é o responsável pela articulação do lançamento do edital juntamente com o Executivo estadual. Resultado fruto de um termo de compromisso assinado em outubro de 2021, juntamente com o Comitê de Integração Brasil-Bolívia-Paraguai.
“Assinamos o documento que firmou o compromisso da pavimentação deste trecho em 2021. Em 2022 conseguimos a estadualização da estrada, em 2024 a autorização para a pavimentação, e agora, em 2025 finalmente o edital está lançado. É um trabalho que venho realizando arduamente para que Mato Grosso cresça ainda mais”, pontua Moretto.
Para o presidente do Comitê de Integração Brasil-Bolívia-Paraguai, Pedro Lacerda, que acompanha a articulação do republicano no processo da pavimentação do trecho, a estrada representa um anseio da população local e uma economia para a produção do Estado.
“A pavimentação da MT-199 representa economicamente para Mato Grosso. Uma diminuição no custo do frete e na produção do agronegócio, o fortalecimento do intercâmbio cultural entre os países, além da potencialização do turismo”, destaca Lacerda.
De acordo com o Comitê, a nova estrada bi continental pretende levar Mato Grosso para o Porto de Arica no Chile. Atualmente, o Estado demora 38 dias para exportar para China, via o Porto de Santos em São Paulo. Com a ligação a partir da MT-199, serão 19 dias para a Ásia. “Um tiro direto para china”, pontua Lacerda.
O grupo afirma também que a economia virá na compra de sal e ureia. A Bolívia, produtora destes produtos, poderá exportar legalmente via MT-199 ao Brasil, reduzindo custos e trabalhando na Balança Comercial de ambos os países.
Já o nosso país poderá importar a soja para a Bolívia, que possui o total de 7 esmagadores e refinarias que fabricam óleo. Por falta destes produtos, o Comitê aponta que nenhuma dessas indústrias bolivianas conseguiram alcançar 50% da sua capacidade de produção. Economia no frete e na produção dos países envolvidos.
Dentre as autoridades presentes no lançamento do edital, estavam o governador Mauro Mendes (União Brasil), o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o deputado estadual Valmir Moretto, o prefeito de Vila Bela, Dr. André, além dos deputados Fabinho, Thiago Silva, Juca do Guaraná e demais autoridades locais.
POR ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA / GABINETE DO DEPUTADO VALMIR MORETTO
Leia também
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Domingo, 30 de Março de 2025
Sábado, 29 de Março de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
01 Apr 2025
27ºC / 19ºC
02 Apr 2025
27ºC / 19ºC