11/02/2025 08:40:00
ALMT reage à decisão do STF sobre Lei de Incentivos Fiscais
Presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB), se reuniu com o procurador da instituição, Ricardo Riva, e deputado Gilbeto Cattani (PL), para dar encaminhamento às tratativas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), recebeu na manhã de hoje (10) o procurador da instituição, Ricardo Riva, juntamente com o deputado Gilberto Cattani (PL). Eles se reuniram para discutir os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADI 7.774, que suspendeu a lei 12.709 de 2024. A declaração, feita pelo procurador Ricardo Riva e apoiada pelo presidente Max Russi enfatizou a importância da lei que estabelece requisitos para a concessão de benefícios fiscais às empresas da agroindústria.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, suspendeu cautelarmente a legislação, levantando preocupações com aumento do desmatamento no bioma amazônico. "Os acordos firmados por empresas não podem ser contrários à economia de Mato Grosso", afirmou Ricardo Riva, destacando que a Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente, Max Russi, está comprometida em garantir que os acordos respeitem as leis vigentes.
A Casa de Leis prestou informações na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.774 no STF contra o pedido de suspensão da lei estadual.
A lei em questão não se refere apenas à Moratória da Soja, mas sim aos requisitos para concessão de incentivos fiscais que beneficiam empresas do agronegócio mato-grossense, o que levanta a necessidade de revisão e adequação das práticas comerciais no estado. Max, presidente da Assembleia, foi elogiado por sua liderança e pela rápida mobilização da procuradoria em coletar dados relevantes sobre o tema. "O nosso estado não pode fornecer incentivos fiscais a empresas que operem fora da legalidade", reforçou Russi.
A conversa também abordou a importância do apoio aos produtores rurais, que, segundo os deputados, estão cumprindo com as exigências legais de desmatamento e de queimadas, conforme autorizado pela legislação estadual e federal. "Precisamos defender os direitos dos cidadãos e garantir a legalidade em todas as práticas comerciais", disse Cattani, ressaltando a vigilância da Assembleia sobre os atos relacionados à lei de incentivos fiscais.
Os líderes presentes manifestaram seu compromisso em manter um diálogo aberto com a sociedade e o setor produtivo, assegurando que a ALMT continuará atenta às necessidades e preocupações dos cidadãos de Mato Grosso. "Conte com a Assembleia Legislativa para defender os interesses do nosso estado, ", concluiu o presidente Max Russi em um apelo à colaboração entre os setores público e privado, buscando o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental em Mato Grosso.
POR FERNANDA BORGES ARMOND / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Leia também
Terça-Feira, 11 de Março de 2025
Terça-Feira, 11 de Março de 2025
Terça-Feira, 11 de Março de 2025
Terça-Feira, 11 de Março de 2025
Terça-Feira, 11 de Março de 2025
Segunda-Feira, 10 de Março de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
13 Mar 2025
27ºC / 19ºC
14 Mar 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Esporte
Justiça do Rio adia decisão que poderia devolver controle do Vasco SAF à 777
11/03/2025 19:49:00
Esporte
Cuiabá monitora interesse do Fortaleza em Deyverson por dívida do Atlético-MG
11/03/2025 17:47:00