18/02/2025 08:10:00
TikTok lança plataforma de e-commerce no México: bom ou ruim para o Mercado Livre?
Santander acredita que, apesar da concorrência, a colaboração entre TikTok e Mercado Livre pode beneficiar a gigante do e-commerce latino-americano, especialmente nas áreas de pagamentos e logística

O TikTok desembarcou a sua plataforma de e-commerce no México e gerou debates no mercado sobre qual seria o impacto para varejistas com posição consolidada no país, caso do Mercado Livre (BDR: MELI34).
O México é o primeiro país da América Latina a receber a ferramenta que permite que os usuários comprem produtos sem sair do aplicativo, com funcionalidade que combina vídeos compráveis, transmissões ao vivo e links para compras diretas. Porém, mais do que um possível concorrente, o Mercado Livre deve se beneficiar da incursão da plataforma de vídeos no comércio eletrônico da região, segundo aponta o Santander em relatório divulgado ao mercado na última segunda-feira (10).
O banco observa que, embora o TikTok Shop represente uma nova concorrência para o Mercado Livre, com riscos para o volume de vendas bruto (GMV, na sigla em inglês), as parcerias estratégicas entre as duas plataformas podem, na verdade, reforçar a posição do Mercado Livre na região. A integração do Mercado Pago ao lançamento do TikTok Shop no México é um exemplo claro de como a plataforma de vídeos pode colaborar com empresas já estabelecidas, ao invés de tentar competir de forma agressiva.
Isso porque, em diversos mercados, como nos Estados Unidos, o TikTok demonstrou interesse em firmar parcerias com grandes varejistas, como a Amazon, em vez de adotar uma postura de confronto direto. Para o Santander, a infraestrutura logística avançada e a plataforma de pagamentos consolidada do Mercado Livre o tornam um parceiro ideal para o TikTok na América Latina. Entram também nessa conta a colaboração nas áreas de pagamentos e logística, dois fatores que poderiam beneficiar ambas as plataformas, ao combinar a popularidade do TikTok com a estrutura do Mercado Livre.
A entrada do TikTok Shop no México é uma clara tentativa de expandir suas operações comerciais na América Latina, com foco inicial em setores como beleza, eletrônicos e vestuário. O Santander acredita que a plataforma adotou uma abordagem cautelosa, com foco em estabelecer uma base firme antes de ampliar seu portfólio, especialmente em categorias mais restritas, como joias e alimentos.
O relatório também aponta que a colaboração entre as duas plataformas no México já começa a mostrar resultados positivos. A integração de métodos de pagamento locais, como o Mercado Pago e Oxxo, segundo os analistas, facilita as transações para os usuários, sugerindo que o TikTok está mais preocupado com a eficiência operacional do que com uma rápida expansão do seu catálogo.
Como o Mercado Livre pode se dar bem
O Santander aponta que, para o Mercado Livre, a principal vantagem pode estar na logística. O modelo do TikTok Shop, que prioriza entregas rápidas e eficazes, poderia ser atendido de forma mais eficiente com a ajuda de uma rede de fulfillment (processo logístico de um e-commerce que vai desde a separação da mercadoria para envio até o pós-entrega) já estabelecida. É nesse sentido que o Mercado Livre, com sua rede de fulfillment, conforme o banco, poderia expandir seus serviços para os vendedores do TikTok Shop, cobrando por serviços de armazenamento e entrega, o que não só aumentaria a base de clientes do Mercado Livre, mas também criaria novas fontes de receita.
Com relação aos pagamentos, o Santander observa que o Mercado Livre já está integrado ao TikTok Shop, com o Mercado Pago sendo uma das formas de pagamento disponíveis. Essa colaboração, de acordo com os analistas, aponta para uma parceria ainda mais profunda na região, permitindo ao TikTok oferecer uma experiência de pagamento mais fluida aos consumidores.
A parceria também cria uma nova fonte de receita para o Mercado Livre. Segundo os estrategistas, o Mercado Pago poderá cobrar taxas sobre cada venda realizada no TikTok Shop, gerando um fluxo adicional de receita para a empresa. A colaboração também permitirá ao Mercado Livre acessar dados valiosos sobre o comportamento de compra dos usuários, o que pode ser útil para otimizar seus próprios serviços.
Além disso, o Santander aponta que o Mercado Livre tem a possibilidade de expandir sua rede de afiliados, já que a plataforma permite que influenciadores promovam produtos em troca de comissões. Com a entrada do TikTok Shop na região, o Mercado Livre poderia integrar seus produtos diretamente nas campanhas de influenciadores, ganhando visibilidade e permitindo que os criadores de conteúdo gerassem novas fontes de receita.
Por outro lado, o Santander faz um alerta: o TikTok Shop pode afetar diretamente o Mercado Livre em categorias como moda e beleza, onde a presença da plataforma de vídeos é forte e os produtos são consumidos de forma rápida e visível nas redes sociais. A crescente competição nesse setor pode reduzir a participação de mercado do Mercado Livre, especialmente entre os consumidores mais jovens e engajados, segmento no qual o TikTok tem se destacado.
Por: Murilo Melo/InfoMoney
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