19/11/2024 08:00:00

300 lojas até 2027: os planos do Enjoei para levar moda circular ao mundo físico

Pioneira no mercado de segunda mão há 15 anos, empresa aposta em franquias para expandir os negócios

300 lojas até 2027: os planos do Enjoei para levar moda circular ao mundo físico - Notícias - Mato Grosso digital
O mercado de segunda mão pode chegar a R$ 78 bilhões no Brasil nos próximos três anos, de acordo com um estudo do Boston Consulting Group (BCG). Globalmente, o mercado de moda circular deverá atingir US$ 350 bilhões até 2028 e representar 10% da moda mundial já em 2025, segundo o Relatório de Revenda da ThredUp, plataforma americana de consignação on-line.
 
 
A reutilização de peças de vestuário é uma das tendências observadas no país e a pesquisa do BCG, encomendada pelo Enjoei, maior e-commerce de itens usados do Brasil, revela que o mercado offline (lojas físicas) é quatro vezes maior que o digital e deve movimentar R$ 58 bilhões no Brasil até 2027. “A alta é impulsionada pela crescente conscientização dos consumidores sobre os impactos da indústria da moda no meio ambiente e pela busca por alternativas mais sustentáveis”, diz Joel Queiroz Junior, COO do Enjoei.
 
 
Por isso, o Enjoei acredita que expandir do virtual para o físico faz todo sentido e anuncia um plano de abertura de lojas com 300 unidades nos próximos três anos, por meio de um modelo de franquias. O projeto começa pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e já há três lojas abertas. A primeira delas, na Vila Madalena, em operação desde abril deste ano, está com faturamento superior ao previsto inicialmente.
 
 
Segundo o executivo, as lojas físicas ajudam a reforçar o pioneirismo do Enjoei na economia circular e a transgredir o ciclo da moda. “Somos pioneiros e líderes nessa mudança de comportamento do consumidor e a expansão para o varejo físico é importante para a estratégia da empresa por permitir alcançar novos públicos e consolidar a marca como líder no mercado de moda circular no Brasil”, afirma.
 
 
Com mais de um milhão de compradores e um milhão de vendedores ativos na plataforma, o Enjoei superou a casa do R$1 bilhão em vendas em 2023 e vai expandir os negócios com ajuda das franquias no ambiente físico. O projeto está desenhado para lojas de rua de 200 a 300 m2, com 8 a 12 funcionários, e investimento inicial a partir de R$ 650 mil.
 
 
“O modelo prevê a operação da loja física pelo franqueado, com suporte e treinamento da franqueadora, que fornece ferramentas exclusivas de precificação e gestão. Todo o desenho foi feito a partir dos 15 anos de experiência de compra-venda online”, diz Queiroz.
 
 
Os franqueados também vão contar com apoio na escolha do ponto da loja usando a base de dados do banco de clientes da plataforma. Além disso, o modelo se destaca pela gestão de estoque diferenciada, que além de outras tecnologias, utilizará uma plataforma própria e exclusiva de precificação.
 
 
As lojas físicas também seguirão o conceito de economia circular e sustentabilidade, com uma
 
 
curadoria de peças únicas e diversificadas. “O foco das vendas são produtos usados, fazendo a moda circular”, diz o COO. Ele destaca ainda que todos os produtos são exclusivos. “Cada item é uma oportunidade única”
 
 
As marcas mais procuradas na plataforma, que também estarão à venda nas lojas físicas, são Zara, Farm, Le Lis Blanc, Nike e Adidas. Para garantir os produtos, o processo de compra e venda das lojas é simples e ágil, tanto para o franqueado, quanto para o consumidor: as pessoas que desejam vender itens usados em bom estado de conservação levam às lojas para a triagem de suas peças, que serão avaliadas pela equipe de triadores. O pagamento dos itens é realizado na hora, via PIX ou créditos que poderão ser usados na própria loja.
 
 
A expansão para o varejo físico faz parte da estratégia de crescimento do Grupo Enjoei iniciado no ano passado. Em 2023, o grupo anunciou a compra de 25% de participação no Cresci e Perdi, maior rede de franquias de produtos infantis usados do país, com direito a compra total em 2027. “Essa aquisição trouxe para dentro da companhia a expertise e conhecimento do mundo físico. O modelo de triagem imediata e pagamento em pix/créditos na hora veio desse benchmark”, afirma Joel.
 
 
Os interessados em abrir uma loja franqueada do Enjoei podem se candidatar pelo site.
 
 
 
 
Por: MoneyLab/InfoMoney
 
 
 
 
 
 

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