31/01/2025 08:22:00

Israel liberta 110 prisioneiros palestinos em troca de reféns; veja

Os detidos foram transportados em dois ônibus a partir da prisão israelense de Ofer, seguindo para o Centro Recreativo de Ramallah, o mesmo local onde outras libertações ocorreram no sábado anterior

Israel liberta 110 prisioneiros palestinos em troca de reféns; veja - Notícias - Mato Grosso digital
Quase 100 prisioneiros palestinos libertados por Israel chegaram nesta quinta-feira (30) a Ramallah, na Cisjordânia, onde foram recebidos por familiares, equipes médicas e centenas de apoiadores. Os detidos foram transportados em dois ônibus a partir da prisão israelense de Ofer, seguindo para o Centro Recreativo de Ramallah, o mesmo local onde outras libertações ocorreram no sábado anterior.
 
 
A ação faz parte da terceira rodada de trocas de prisioneiros por reféns, dentro do acordo de cessar-fogo firmado entre Israel e o Hamas. Ao todo, 110 palestinos foram libertados – 95 levados para Ramallah, 14 para Gaza e um para Jerusalém Oriental.
 
 
Tensão e confronto durante a libertação
A libertação dos prisioneiros foi adiada algumas horas depois que Israel criticou as condições em que sete reféns – dois israelenses e cinco tailandeses – foram entregues pelo Hamas na Faixa de Gaza.
 
 
Durante o trajeto entre a prisão de Ofer e Ramallah, houve momentos de tensão. Jovens palestinos entraram em confronto com as forças de segurança israelenses, que abriram fogo contra a multidão reunida para acompanhar a libertação, deixando pelo menos 14 feridos.
 
 
Os ônibus com os prisioneiros seguiram lentamente, cercados por uma multidão que buzinava e filmava os recém-libertados pelas janelas. No centro de recepção de Ramallah, equipes médicas aguardavam os prisioneiros com cadeiras de rodas para realizar os primeiros exames físicos. A multidão entoava cânticos como "O povo quer as Brigadas Al-Qassam" (o braço armado do Hamas) e "Alá é grande".
 
 
Entre os libertados, nomes de alto perfil
Dentre os 110 prisioneiros libertados, estão 32 condenados à prisão perpétua, 48 com outras penas e 30 menores de idade. Todos são homens, exceto um, segundo a Comissão de Prisioneiros Palestinos.
 
 
A lista inclui figuras de destaque, como Zakaria Zubeidi, líder das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, e Mohamed Abu Warda, militante do Hamas condenado a 48 penas de prisão perpétua.
 
 
A libertação desses detidos ocorreu horas depois que o Hamas e a Jihad Islâmica entregaram os reféns israelenses Arbel Yehud, de 20 anos, e Gadi Moses, de 80 anos, além de cinco cidadãos tailandeses. Antes deles, Agam Berger, uma soldado de 20 anos, foi libertada em Jabalia, no norte de Gaza.
 

O cessar-fogo, iniciado em 19 de janeiro, busca conter os combates entre Israel e o Hamas. Durante as primeiras seis semanas da trégua, 33 reféns israelenses devem ser libertados, em troca da liberação de cerca de 2.000 prisioneiros palestinos.
 
 
A guerra na Faixa de Gaza, iniciada em 7 de outubro de 2023, foi desencadeada por um ataque do Hamas contra Israel, que deixou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns levados para Gaza. Desde então, a ofensiva israelense já causou mais de 47.000 mortes no território palestino, além da destruição massiva de infraestrutura.
 
Veja as imagens na galeria acima.
 
 
 
Foto: Lusa
Por Notícias ao Minuto
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

04 Feb 2025

27ºC / 19ºC

05 Feb 2025

27ºC / 19ºC