11/02/2025 09:40:00

Projeto leva cinema em formato de planetário itinerante a escolas públicas de 11 municípios em Mato Grosso

Contemplado em edital da Secel – edição Lei Paulo Gustavo, “MT Imersivo: Fronteiras” terá início em Nobres, nessa terça-feira (11.02)

Projeto leva cinema em formato de planetário itinerante a escolas públicas de 11 municípios em Mato Grosso - Notícias - Mato Grosso digital

O projeto “MT Imersivo: Fronteiras” levará um cinema em formato de planetário itinerante a 40 escolas públicas de 11 municípios de Mato Grosso a partir dessa terça-feira (11.2). Com início em Nobres (a 122 km de Cuiabá), a iniciativa busca promover sessões imersivas com foco em ciência, astronomia e entretenimento educativo.

 

Contemplado no edital Cinemotion de Apoio a Espaços de Exibição, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto prossegue até abril e deve atingir mais de 24 mil estudantes no Estado.

 

A cúpula hemisférica itinerante tem capacidade para até 30 pessoas por sessão, possui acessibilidade para indivíduos com mobilidade reduzida e dispõe de equipe com treinamento atitudinal. Com duração de 20 minutos, os filmes lúdicos e educativos incluem ainda recursos como Libras e audiodescrição.

 

Educadores também serão preparados previamente, com acesso aos conteúdos dos filmes, para integrar as temáticas ao ensino em sala de aula. Além disso, o projeto oferecerá oficinas práticas de Stop Motion, em que os estudantes aprendem a produzir filmes de um a dois minutos, propiciando uma vivência prática em produção audiovisual. Os filmes produzidos também serão exibidos na cúpula imersiva.

 

Alguns dos municípios pelos quais o projeto passará foram selecionados com base em critérios de densidade populacional e PIB reduzido, priorizando áreas com menor acesso a conteúdos audiovisuais de alta qualidade. 

 

De acordo com o idealizador do projeto, Umberto Magalhães, o MT Imersivo é uma evolução de ações anteriores realizadas pela mesma equipe, que já alcançou mais de 10 mil pessoas desde 2016.

 

“O projeto busca despertar o interesse por ciência e arte, fomentar o pensamento crítico e promover a inclusão cultural, deixando um legado educativo em regiões que raramente recebem iniciativas deste tipo”, explica.

 

A programação acontecerá em escolas e centros culturais, com apoio das prefeituras municipais e ampla divulgação em mídias locais. 

 

“Com o uso de tecnologia de ponta e oficinas criativas, o MT Imersivo promete criar memórias marcantes, aproximando jovens de novas formas de conhecimento e incentivando a descoberta da ciência e da arte como ferramentas de transformação”, finaliza Umberto.

 

 

Confira a programação completa do MT Imersivo: Fronteiras:

Nobres: 11 a 14 de fevereiro
Diamantino: 17 a 20 de fevereiro
Tangará da Serra: 25 a 27 de fevereiro
Barra do Bugres: 11 a 14 de março
Porto Esperidião: 17 a 19 de março
Lambari: 21, 24 e 25 de março
Rio Branco: 27, 28 e 31 de março
Salto do Céu: 2 a 4 de abril
Mirassol do Oeste: 7 a 10 de abril
Araputanga: 14 a 17 de abril
São José dos Quatro Marcos: 22 a 25 de abril

 

Mais informações podem ser acompanhadas na rede social oficial do projeto (@infinitteplanetario) ou no site www.infinitte.com.br. 

 

 

(Com informações da Assessoria)

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

14 Feb 2025

27ºC / 19ºC

15 Feb 2025

27ºC / 19ºC