18/01/2025 09:25:00

Prefeitos buscam soluções emergenciais para minimizar impactos das chuvas em 15 municípios

Prefeitos buscam soluções emergenciais para minimizar impactos das chuvas em 15 municípios - Notícias - Mato Grosso digital

Com o objetivo de debater os prejuízos causados pelas intensas chuvas dos últimos dias e buscar apoio emergencial da esfera governamental para minimizar os danos econômicos e sociais, prefeitos de 15 municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai participaram nesta quinta-feira (16) de uma reunião ampliada, na Câmara de Nortelândia.

 

A reunião contou com a participação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, do vice-governador Otaviano Pivetta, do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, entre outras autoridades.

 

 

 

 

Durante o  encontro, os gestores apresentaram as principais demandas para a reconstrução das áreas afetadas e ajuda às famílias atingidas pelas enchentes. A recuperação de estradas, de pontes, a liberação de óleo diesel e o repasse de recursos para Saúde foram algumas das principais demandas apresentadas.

 

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou a importância da união dos prefeitos, por meio do Consórcio, e do apoio do Governo do Estado para a adoção de medidas rápidas e eficientes. “Agradecemos todas autoridades que atenderam a esse chamado para participar da reunião e ouvir as reivindicações dos municípios. O vice-governador  Pivetta, que também está aqui conosco, se colocou à disposição para dialogar com os prefeitos e apoiá-los em suas demandas”, assinalou, lembrando que a AMM está acompanhando a situação e em contato direto com os gestores.

 

 

 

 

O vice-governador Otaviano Pivetta afirmou que o estado será parceiro na recuperação da infraestrutura dos municípios e o no  atendimento das famílias mais afetadas. “Estamos aqui para ouvir os prefeitos, entender o que aconteceu e avaliar as medidas que podemos adotar para melhorar as condições dos municípios”.

 

Principais demandas - A prefeita de Nova Maringá, Ana Maria Casagrande, destacou a importância da recuperação das estradas. “As MTs estão intransitáveis e precisamos consertar nossas estradas. Além disso, temos problemas com algumas aduelas e fundamentalmente precisamos escoar a nossa produção”.

 

A infraestrutura também é prioridade em Nova Olímpia, administrada pelo prefeito Ari Cândido Batista.   “Precisamos da ajuda do Governo do Estado. Com essa última chuva, de segunda para terça-feira,  as nossas estradas ficaram bastante estragadas.  Além disso, já tínhamos um problema com uma ponte na MT 408 que piorou ainda mais”, frisou, acrescentando que a prefeitura precisa de dois caminhões-caçamba para auxiliar na recuperação das vias.

 

O prefeito de Arenápolis, Éderson Figueiredo, disse que as  chuvas oferecem risco de prejudicar a trafegabilidade, devido à possibilidade de queda de pontes. “O rio Sucuri passou praticamente por cima da ponte. O pedido para recuperação da estrutura já está na Sinfra e precisamos de urgência nessa demanda. Além disso, necessitamos de ajuda com combustível, pois as estradas vicinais estão quase intransitáveis”.

 

 

 

 

O prefeito de Santo Afonso, Luis Fernando Falcão,  afirmou que o principal problema local foi a destruição em massa das estradas vicinais. “Para a reconstrução das vias, precisamos de uma pá carregadeira e um caminhão basculante para que a gente consiga levantar essas estradas e fazer o cascalhamento do município, pois as nossas vicinais são bastantes extensas”.

 

O prefeito de Alto Paraguai,  Adair José Alves Moreira, sugeriu o repasse de recursos para a infraestrutura e saúde, considerando o risco de proliferação de doenças. “Quando baixa as águas vem o problema da dengue e emergência é emergência. A nossa sugestão é que esse recurso seja passado de forma rápida, emergencial, fundo a fundo, porque todos os municípios têm demandas”.

 

Os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai são: Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.

 

 

 

 

Fonte: Agência de Notícias da AMM

 

 

 

 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025

Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

19 Jan 2025

27ºC / 19ºC

20 Jan 2025

27ºC / 19ºC