16/11/2024 09:30:00

Frente Parlamentar do Leite discute produção de leite a pasto

Palestrante destacou benefícios do modelo em reunião na tarde desta segunda (11)

Frente Parlamentar do Leite discute produção de leite a pasto - Notícias - Mato Grosso digital
A Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite discutiu a produção de leite a pasto em reunião na tarde desta segunda-feira (11). No encontro, o pecuarista e médico veterinário Eliel Barros Pinheiro fez uma palestra sobre os cuidados necessários para se ter sucesso nesse modelo de criação, onde os animais se alimentam principalmente de pastagens cultivadas na própria fazenda.
 
Convidado pela frente parlamentar, Pinheiro destacou que a produção a pasto, em que a vaca colhe a própria comida, tem custo menor se comparada a outros métodos,  onde o homem serve a alimentação aos animais. Por isso, há possibilidade de maior rentabilidade ao se adotar esse modelo, desde que haja bons planejamento e execução. “Esse planejamento tem vários aspectos.
 
Então, nós temos a sanidade, a nutrição, a genética animal. Sem esses pontos, nós não temos uma produção sustentável”, ilustrou. 
 
Eliel Barros Pinheiro defendeu a importância dos produtores de leite buscarem conhecimento técnico disponível e estarem dispostos a corrigir problemas em suas criações com auxílio de profissionais.
 
“Existe uma gama de professores, doutores, com canais no YouTube ou contas no Instagram, falando sobre a correta adubação da pastagem, dos cuidados na produção a pasto. Acredito também que o poder público pode investir nisso, desde que haja um diagnóstico técnico do que é necessário para aumentar a produção”, afirmou. 
 
O pecuarista indicou que um dos erros mais comuns praticados pelos criadores é a falta de planejamento para o período de seca, quando o crescimento da pastagem fica prejudicado. “Nós vemos até hoje animais morrendo de fome. Isso é noticiado na internet, nos canais de comunicação. Quando a gente passa pelas propriedades, dirigindo por Mato Grosso, a gente vê animais magros, caquéticos, à beira da morte. O produtor não planeja ter água na propriedade, o animal morre de sede. E todo ano tem seca.
 
Isso está no título do livro que eu mostrei hoje”, disse Eliel Barros Pinheiro, em referência à obra “Todo ano tem seca, está preparado?”, de autoria de Manoel Eduardo Rozalino Santos e Janaina Azevedo Martuscello.
 
O coordenador da frente parlamentar, deputado estadual Gilberto Cattani (PL), parabenizou o palestrante pela apresentação. “O Eliel nos trouxe um comparativo do que compensa, e nós sabemos que se nós tivermos condições de fazer, como foi demonstrado no estudo que ele nos deu, uma composição, ou seja, um estoque de alimento para esses animais na seca, nós conseguiremos ter uma rentabilidade maior. Realmente foi uma palestra magnífica, eu acho que todos os produtores de leite vão se beneficiar disso, e para nós, da frente parlamentar, é  mais ainda significativo”, expressou.
 
Também participaram da reunião representantes de organizações como Fórum Agro e Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT).
 
 
 
POR INGRIDY PEIXOTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

22 Nov 2024

27ºC / 19ºC

23 Nov 2024

27ºC / 19ºC