27/12/2024 08:55:00

Vice-prefeito de Cuiabá é liberado após prisão por descarte irregular de resíduos

Vice-prefeito de Cuiabá é liberado após prisão por descarte irregular de resíduos - Notícias - Mato Grosso digital
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), foi liberado na tarde desta quinta-feira (26) após a Justiça de Mato Grosso conceder alvará de soltura sem exigência de fiança. Stopa havia sido detido pela Polícia Civil sob acusação de crime ambiental, relacionado ao descarte irregular de resíduos de construção civil na região do Mercado do Porto, uma área de preservação permanente na capital mato-grossense.
 
 
Stopa afirmou ter sido surpreendido pela prisão e que se dirigiu voluntariamente à delegacia, sem o uso de algemas. Ele declarou: “Recebi quase que uma prisão em flagrante. Obviamente, faria tudo de novo, porque tenho minha consciência tranquila, e obviamente nos autos vamos defender. Eu nem estava na obra e é uma obra onde está envolvida 100, 200 pessoas. Não tem como imputar esse resíduo que foi jogado lá a uma única pessoa”.
 
A Polícia Civil informou que Stopa foi autuado pelo crime de “causar poluição que resulte ou possa resultar em danos à saúde humana ou mortalidade de animais ou destruição significativa da flora”. O delegado responsável pelo caso destacou que o vice-prefeito acompanhava regularmente o andamento da obra, o que indicaria conhecimento das irregularidades ambientais.
 
 
Além de Stopa, a empresa Euromaquinas Mineração de Nova Lacerda foi notificada pelo descarte irregular. O motorista do caminhão flagrado despejando os resíduos atuava apenas como operário, sem poder decisório. Fiscais da Prefeitura de Cuiabá lavraram auto de infração devido à violação da lei que proíbe depósitos de resíduos em áreas de preservação permanente.
 
O juiz Marcos Faleiros da Silva, do Núcleo de Audiências de Custódia de Cuiabá, determinou a soltura de Stopa, alegando ausência de elementos concretos que justificassem a manutenção da prisão. Em sua decisão, o magistrado afirmou que a prisão preventiva deve ser aplicada apenas em casos extremos.
 
A Prefeitura de Cuiabá emitiu nota esclarecendo que o descarte dos resíduos era temporário e que a remoção estava programada para ocorrer ainda no mesmo dia. A administração municipal sugeriu que a denúncia poderia ter motivações políticas, visando prejudicar a entrega da obra, prevista para os próximos dias, no encerramento do mandato da atual gestão.
 
Este incidente ocorre em meio a outras controvérsias envolvendo José Roberto Stopa, que é réu em ações por suspeita de fraudes relacionadas a irregularidades em contratos milionários. As investigações sobre essas acusações estão em andamento.
 
A liberação de Stopa sem a exigência de fiança e as alegações de motivações políticas por parte da prefeitura adicionam complexidade ao caso, que continua a ser acompanhado de perto pela população e pelas autoridades locais.
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 26 de Dezembro de 2024

Quinta-Feira, 26 de Dezembro de 2024

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Dec 2024

27ºC / 19ºC

30 Dec 2024

27ºC / 19ºC