14/01/2025 09:10:00
Equipe Nissan de Fórmula E garante vitória incrível na Cidade do México
Oliver Rowland conquistou seu primeiro triunfo da Temporada 11
CIDADE DO MÉXICO, México – A Equipe Nissan de Fórmula E conquistou uma excelente vitória na Rodada 2 da Temporada 2024/25 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Graças às várias ultrapassagens de Oliver Rowland, a equipe garantiu seu primeiro sucesso da era dos carros de Geração 3 (GEN3 EVO).
O piloto britânico já havia chegado às semifinais da fase de duelos no treino classificatório, ficando em quarto no grid de largada, enquanto seu companheiro de equipe, Norman Nato, largou da P18 depois de uma frustrante sessão de qualificações.
Rowland avançou para os três primeiros já na Curva 1 da segunda volta e conseguiu fazer uma belíssima ultrapassagem na última curva, subindo mais uma posição quando a corrida se aproximava da metade. Depois de recuar e guardar o seu Modo Ataque para o final, ao contrário de seus concorrentes, ele conseguiu utilizar o restante da potência extra na relargada após a atuação do Carro de Segurança, passando do quarto para o primeiro lugar em menos de um minuto e conquistando uma vitória excepcional no México.
Do outro lado do box, Nato batalhou pesado com os pilotos mais próximos em um pelotão bastante apertado, garantindo uma performance sem contratempos que permitiu ganhar cinco posições, terminando na P13.
Com este resultado, a Nissan fica em segundo na classificação do Campeonato de Equipes após as duas rodadas de abertura da Temporada 11, enquanto Rowland sobe para a mesma classificação no Campeonato de Pilotos. A categoria segue no próximo mês para a primeiríssima prova realizada em Jeddah, na Arábia Saudita, que abrigará também a primeira rodada dupla da temporada. As duas provas ocorrerão entre 13 e 15 de fevereiro.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: "Este é um resultado fantástico para a equipe. É muito especial conquistar esta vitória diante destes fãs fabulosos no México, que é um mercado tão importante para a Nissan. A performance do Oli foi excelente, com um ritmo forte e ultrapassagens brilhantes nas últimas voltas da corrida. O Norman manteve uma ótima velocidade também, mas cometeu um erro nas sessões de qualificação, o que comprometeu sua posição na largada, não permitindo que ele pudesse fazer muita coisa apesar de uma sólida regularidade durante toda a corrida. Foi um dia incrível no geral e a performance neste fim de semana nos enche de confiança para o restante da temporada".
Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: "Estou muito contente com esta vitória no México, que é uma pista onde eu sempre quis vencer, com estes fãs formidáveis, neste estádio incrível. Hoje a equipe seguiu uma excelente estratégia, mas inicialmente não tivemos sorte com o timing do Carro de Segurança, pois eu tinha acabado de ativar o Modo Ataque. Mesmo assim, felizmente depois do período de intervenção eu ainda tinha aproximadamente um minuto de potência excedente, então eu sabia que teria que ser muito preciso nas ultrapassagens. É uma sensação inacreditável poder vencer para a equipe depois de ter cometido um pequeno erro nos duelos. Agora estou torcendo pelo meu Engenheiro de Performance, Asier Sebastián, que teve que ser hospitalizado no sábado de manhã com apendicite aguda. Desejo a ele tudo de melhor na recuperação e espero que ele logo possa estar de volta conosco na pista".
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: "Mostramos um forte potencial durante toda a prova, mas infelizmente falhamos em alinhar tudo na parte crucial das sessões de qualificação. Paramos muito cedo e acabamos ficando fora da sequência, impedindo atingir a temperatura necessária dos pneus para avançar para a fase de duelos. Infelizmente isso comprometeu nossa corrida, pois o México é uma das pistas mais traiçoeiras para avançar no pelotão. Eu me senti confortável no carro hoje, mas foi difícil depois das sessões de qualificação. O lado positivo é que agora estamos em segundo na classificação do Campeonato de Equipes e o Oli ficou com a vitória, então estamos seguindo na direção certa".
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica. Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Em junho de 2022, a Nissan anunciou que passou a fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica. Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Saiba mais
Leia também
Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2025
Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2025
Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2025
Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2025
Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2025
Sábado, 11 de Janeiro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
16 Jan 2025
27ºC / 19ºC
17 Jan 2025
27ºC / 19ºC