15/04/2025 09:15:00

Equipe Nissan de Fórmula E garante pole position e dobradinha nos pontos no E-Prix de Miami

Pilotos da escuderia apresentaram excelente ritmo, mas uma penalidade pós-corrida impediu que Nato ficasse com a vitória

Equipe Nissan de Fórmula E garante pole position e dobradinha nos pontos no E-Prix de Miami - Notícias - Mato Grosso digital
MIAMI, EUA – A Equipe Nissan de Fórmula E conquistou sua primeira pole position na Rodada 5 da temporada 2024/25 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Apesar de ter cruzado a linha de chegada em primeiro lugar, o piloto francês Norman Nato perdeu a vitória devido a uma penalidade pós-corrida.
 
 
Nas qualificações, Nato avançou para a fase de duelos e brigou até chegar à final, quando entregou uma volta incrível que valeu seu primeiríssimo troféu Julius Baer Pole Position. Seu companheiro de equipe Oliver Rowland ficou de fora dos quatro primeiros em um Grupo A extremamente competitivo, ocupando a 16ª posição no grid.
 
 
Após a largada na prova realizada na Flórida, Nato manteve a liderança e a competitividade, brigando sempre no top 5, enquanto Rowland economizava energia e avançava no pelotão.
 
 
Com a bandeira vermelha na volta de número 22, Nato estava em sexto e Rowland em 11º. Como ainda tinham seis minutos disponíveis no Modo Ataque, os dois pilotos aproveitaram o adicional de potência de 50 kW na relargada para fazer várias ultrapassagens, o que permitiu que Nato cruzasse a linha de chegada em primeiro e Rowland em quarto.
 
 
Entretanto, os dois pilotos não conseguiram completar o Modo Ataque devido ao timing desfavorável da bandeira vermelha. Além do impacto em suas estratégias, ambos receberam uma penalidade pós-corrida de 10 segundos. Com isso, Nato caiu para o sexto lugar e Rowland para o 10º, o que ainda garantiu uma dobradinha nos pontos para a escuderia.
 
 
A Fórmula E volta para a pista nos dias 3 e 4 de maio, para a primeira rodada dupla em meio às ruas de Monte Carlo, em Mônaco.
 
 
 
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
"Este foi um fim de semana cheio de altos e baixos, principalmente com o Norman que venceu na pista, mas ficou em 6º na classificação final devido à penalidade. A bandeira vermelha apareceu na pior hora possível para a nossa estratégia e acabou nos custando muitos pontos. Apesar disso, estamos muito felizes com a forte performance do Norman, que conquistou sua primeiríssima pole position, além dos sólidos pontos que ele acumulou durante a corrida. Já o Oli não teve uma boa prova desde o início, não tendo conseguido um bom resultado na primeira sessão de treinos livres devido a um problema técnico, algo que teríamos percebido facilmente durante o treino preparatório (shakedown) – que infelizmente foi cancelado devido à chuva. Isso impediu que ele fizesse uma boa qualificação, mas mesmo assim ele estava no caminho certo para um excelente resultado de recuperação, terminando em 4º, mas a penalidade pós-corrida fez com que ele caísse para a 10ª posição. Esse não foi um fim de semana fácil no geral, mas sabemos o que precisa ser feito e estamos felizes de ainda estarmos na liderança dos dois campeonatos, de Pilotos e Construtores. Nosso sentimento ao partir de Miami é um misto de confiança e cautela, mas estamos mais determinados do que nunca a continuar brigando por todos os três campeonatos até o final".
 
 
 
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
"Estávamos muito perto de nos recuperar de uma qualificação ruim durante a corrida, cruzando a linha de chegada em quarto, mas, infelizmente, recebemos uma penalidade por mau uso do Modo Ataque, por isso fiquei com o 10º lugar. Foi falta de sorte e, às vezes, essas coisas acontecem no automobilismo esportivo, mas o ritmo que apresentamos como equipe durante a corrida de hoje foi um imenso ponto positivo que levamos daqui para frente. Senti que, sem as interrupções, eu teria sido bastante competitivo para chegar à frente do pelotão. Agora temos que nos preparar para o período intenso que teremos pela frente, com a meta de organizar o fim de semana com uma performance melhor nas qualificações em Mônaco".
 
 
 
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
"É muito bom conquistar minha primeira pole position na Fórmula E e terminar a prova com sólidos pontos para a conta. Teria sido ainda melhor sem a penalidade que nos tirou a vitória, mas isso demonstra que fomos fortes a ponto de terminar em 6º na classificação, apesar da penalidade de dez segundos. Eu me senti confortável com o carro durante toda a prova e foi legal bater o recorde de melhor tempo nas qualificações, garantindo a 1ª posição no grid. A penalidade de dez segundos depois da corrida pareceu uma recapitulação da minha temporada até agora; eu estava no lugar errado em momentos-chave.
 
 
Com certeza eu ganhei mais confiança para daqui pra frente com a conquista da pole e o sexto lugar ainda é um resultado sólido, no qual vamos nos basear para a próxima prova, em Mônaco".
 
 
 
 
 
 
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
 
 
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
 
 
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
 
 
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
 
 
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
 
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
 
 
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
 
 
 
Saiba mais
 
 
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
 
 
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 15 de Abril de 2025

Terça-Feira, 15 de Abril de 2025

Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

20 Apr 2025

27ºC / 19ºC

21 Apr 2025

27ºC / 19ºC