10/12/2024 09:10:00

Equipe Nissan de Fórmula E demonstra grande potencial em corrida caótica da abertura da temporada

Pilotos Rowland e Nato brigaram na frente do pelotão, mas terminaram fora da zona de pontuação no e-Prix de São Paulo

Equipe Nissan de Fórmula E demonstra grande potencial em corrida caótica da abertura da temporada - Notícias - Mato Grosso digital
SÃO PAULO, Brasil – A Equipe Nissan de Fórmula E demonstrou excelente ritmo e liderou a maior parte do e-Prix de São Paulo, até que algumas penalidades impediram que a equipe pontuasse na corrida de abertura da temporada 2024/2025 do Campeonato ABB FIA de Fórmula E.
 
Em uma excelente rodada de qualificação para a escuderia, Oliver Rowland classificou-se para a primeira fileira da largada da primeira corrida da era Evo da Geração 3 (GEN3), com Norman Nato posicionado logo atrás, em sexto. Com uma fantástica largada, o piloto britânico projetou-se para a liderança, que ele manteve durante várias voltas. Enquanto isso, o francês Nato estava em uma briga acirrada por uma posição valendo pontos e teve de lutar para atravessar o pelotão até que uma penalidade de drive-through (passagem pelos boxes) foi imposta a ele por excesso de potência, fazendo com que caísse na classificação.
 
Depois de mudar de posição durante a fase do “Modo Ataque”, Rowland recuperou a liderança um pouco antes de a prova ser interrompida pela bandeira vermelha. Infelizmente, devido ao timing da interrupção, Rowland perdeu mais de dois minutos de sua potência extra e foi relegado à segunda posição na relargada.
 
Entretanto, ele realizou mais uma largada espetacular, recuperou a liderança e se distanciou do pelotão que o perseguia, até receber mais uma penalidade de drive-through por excesso de potência.
 
Nato lutou para avançar no pelotão e estava fora do top 10 quando uma segunda intervenção foi decretada pela bandeira vermelha. Na última relargada, Nato batalhou com seus oponentes mais próximos até cruzar a linha de chegada em sexto, mas uma penalidade pós-corrida devido a um posicionamento incorreto na relargada fez com que ele caísse para o 13º lugar. Já Rowland terminou em 14º.
 
 
 
 
 
 
 
 
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Não tivemos muita sorte nesta corrida, com penalidades comprometendo muito as nossas posições na chegada.
 
Obviamente é frustrante não conseguir pontuar, mas este resultado não faz jus ao nosso desempenho na pista. Demonstramos um ritmo fantástico tanto na qualificação como na primeira metade da prova e o Oli mostrou que tem potencial para ganhar. Dito isso, nós precisamos aceitar nossos erros e trabalhar nos aspectos que nos prejudicaram, tanto em relação ao carro como na gestão da corrida, para ter certeza de que eles não se repitam. Hoje, demonstramos como podemos ser competitivos nesta temporada e estou ansioso para voltar com tudo no México.”
 
 
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Tivemos rodadas de treinos e qualificações fortes e foi incrível largar na frente. A primeira metade da corrida foi perfeita, com a liderança da prova na Curva 1 e uma gestão de energia muito boa.
 
Estávamos com boas condições de vencer, mas daí veio a bandeira vermelha. Cometemos alguns erros e, infelizmente, ficamos fora da zona de pontuação. O lado positivo é que o carro estava veloz, eu consegui ao mesmo tempo liderar a prova e gerenciar a energia de forma eficiente, mas cometemos muitos erros e precisamos corrigir isso nas próximas rodadas.”
 
 
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Vamos levar alguns aspectos positivos da prova de abertura, principalmente das qualificações, em que tanto o Oli como eu fomos rápidos. Foi bom largar em sexto, mas infelizmente a corrida não se desenrolou como gostaríamos. Tínhamos chance de estar no pódio hoje, mas cometemos vários erros que nos custaram um preço alto e agora precisamos saber como corrigir isso para as próximas corridas. Apesar disso, temos potencial e foi bom estar de volta à pista com a Nissan. Eu trabalhei bem com a equipe e vamos nos concentrar em melhorias para o México.”
 
 
Sérgio Sette Câmara, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Eu gostei de participar do meu primeiro fim de semana de corrida com a Equipe Nissan de Fórmula E e acho que demonstramos que temos um grande potencial para a temporada, que está só começando. Apresentamos um desempenho extremamente promissor, tanto na qualificação como em termos de ritmo de corrida. Acho que o Oli teria vencido a corrida se não fosse pela bandeira vermelha e o Norman poderia ter chegado lá também, mas nos faltou sorte hoje. De qualquer forma, acho que isso pode acontecer na Fórmula E e precisamos focar no lado positivo. O carro estava veloz e eficiente e tenho certeza de que vamos batalhar no restante da campanha.”
 
 
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
 
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
 
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
 
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
 
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
 
 
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
 
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
 
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
 
 
 
 
 

 

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