20/01/2025 13:30:00

Helder Barbalho parabeniza Trump e o convida para a COP 30

Helder Barbalho é governador do Pará e anfitrião da COP 30, que será realizada em Belém

Helder Barbalho parabeniza Trump e o convida para a COP 30 - Notícias - Mato Grosso digital
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), parabenizou o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o convidou para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). A cúpula acontecerá em Belém, em novembro deste ano.
 
 
O que está acontecendo:
  • Donald Trump toma posse nesta segunda-feira (20/1) como presidente dos Estados Unidos.
  • Trump tem uma retórica crítica aos esforços contra as mudanças climáticas, mas Barbalho adotou tom conciliador no convite para que ele participe da COP 30 no Brasil.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado para a posse de Trump, mas não compareceu porque seu passaporte está retido no âmbito do inquérito que investiga suposta tentativa de golpe de Estado.
  • O governo brasileiro é representado naposse de Trump pela embaixadora brasileira em Washington. Já Bolsonaro enviou a ex-primeira-dama Michelle para o evento. Uma comitiva de parlamentares conservadores também viajou para os EUA.
 
 
“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente Donald Trump e esperamos contar com sua presença na COP 30 para discutir o futuro do planeta”, afirmou Helder Barbalho em suas redes. O governador também é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL).
 
 
Trump assume nesta segunda seu segundo mandato como presidente dos EUA. Ele não tem uma relação próxima com o presidente Lula e sua equipe só convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro para a posse.
 
 
Lula comentou posse de Trump
 
Mais cedo, Lula afirmou que não deseja atritos com Trump.
 
 
“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o americano melhore e para que os americanos continuem a ser parceiros históricos do Brasil”, ressaltou o petista durante a reunião ministerial desta segunda.
 
 
Há o temor entre ambientalistas de é que Trump recue em diversos compromissos ambientais firmados com os EUA sob a presidência do democrata Joe Biden. No seu primeiro mandato, o republicano tirou o país do Acordo de Paris. O pacto foi assinado pela comunidade internacional em 2015, com objetivo de limitar o aquecimento global.
 
 
A expectativa para a COP 30 é a conclusão das negociações para criação de um financiamento climático. O mecanismo funcionaria com verba dos países mais ricos para que nações menos desenvolvidas desenvolvam ações de meio ambiente e planejamento urbano. O acordo foi discutido na COP 29, no Azerbaijão. A presença dos EUA nessa discussão é considerada importante pelo tamanho da sua economia.
 
 
 
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Por: Augusto Tenório/Metrópoles 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

22 Jan 2025

27ºC / 19ºC

23 Jan 2025

27ºC / 19ºC