24/03/2025 13:17:00

Brasil fica no top 10 regiões com megassecas crescentes no mundo

Segundo estudo da revista científica Science, Brasil aparece duas vezes entre as regiões mais afetadas pela seca no mundo, entre 1980 e 2018

Brasil fica no top 10 regiões com megassecas crescentes no mundo - Notícias - Mato Grosso digital
O Brasil aparece duas vezes no estudo feito pela revista científica Science, que revela quais áreas de megasseca – ou seja, regiões onde a escassez de água dura ao menos dois anos – estão mais frequentes por todo o mundo. O fenômeno tem gerado efeitos devastadores nas últimas quatro décadas.
 
 
A pesquisa inédita examinou dados de 1970 a 2018, mostrando mais de 13 mil eventos de megasseca durante o período. Tal tendência foi confirmada pelo último relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o qual aponta, também, para a intensificação de fenômenos de seca no Brasil.
 
 
Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado condições climáticas extremas, a exemplo da megasseca de 2024, que afetou quase 60% do território nacional, a mais intensa e generalizada da história do Brasil. As megassecas são intensificadas por aquecimento global, deflorestação e eventos climáticos naturais, como o El Niño.
 
 
Segundo o levantamento, no Brasil, a seca impacta com maior intensidade as regiões da Amazônia e do Pantanal. Esta região, em 2023, registrou redução de 61% na área coberta por água em comparação com a média histórica desde 1985, virando um dos biomas mais afetados.
 
 
No caso da Amazônia, a região viveu o recorde da seca em 2023, agravado em 2024, com o aumento de 2.000% na área afetada por seca extrema.
 
 
Regiões brasileiras mais atingidas
Segundo a pesquisa, a região brasileira mais atingida é a chamada Amazônia Sul-Ocidental, que abrange parte estados como Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, além de porções da Bolívia e do Peru. A área enfrentou uma megasseca devastadora entre 2010 e 2018, a sétima mais grave do mundo no período estudado.
 
 
A segunda é a região leste do Brasil, apontada, pelo levantamento, como a nona megasseca mais severa do mundo. Ela aconteceu entre 2014 e 2017, afetando principalmente os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
 
 
Foto: Divulgação PF
Por: Luana Viana / Metrópoles
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Mar 2025

27ºC / 19ºC

30 Mar 2025

27ºC / 19ºC