08/11/2024 09:15:00

Ford lança programa de capacitação profissional em tecnologia na Bahia

Ford lança programa de capacitação profissional em tecnologia na Bahia - Notícias - Mato Grosso digital

             De forma gratuita, o Ford <Enter> vai capacitar pessoas de baixa renda da Bahia para atuar no mercado de tecnologia

·         O programa é realizado em parceria com o Global Giving, SENAI-BA, SENAI CIMATEC e Rede Cidadã

·         As inscrições para a primeira turma podem ser feitas a partir de hoje, por meio da página do Ford <Enter>

 

 

 

A Ford lançou hoje, 7 de novembro, o Ford <Enter> na Bahia, programa que capacita pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia, com foco na empregabilidade dos participantes. O anúncio foi feito em um evento no SENAI CIMATEC Orlando Gomes, em Salvador, um dos parceiros dessa iniciativa.

 

O Ford <Enter> foi criado pela Ford e pelo Ford Philanthropy, braço filantrópico da empresa, e é desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, SENAI-BA, SENAI-SP e Rede Cidadã. O curso de programação front-end é totalmente gratuito e não exige conhecimento prévio em programação. Os alunos recebem ainda ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo SENAI.

 

“É uma grande satisfação lançar o Ford <Enter> na Bahia, que há mais de 20 anos é a sede do nosso Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na América do Sul”, diz Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford América do Sul. “Esse programa dá aos participantes a oportunidade de construir uma carreira qualificada, desenvolver o seu potencial e conquistar uma vida melhor por meio da educação, o que está totalmente alinhado ao compromisso social da Ford de promover o desenvolvimento das comunidades onde está presente.”

 

 

Trilha de capacitação

O Ford <Enter> Bahia vai oferecer 300 vagas ao longo de 2025. As inscrições para a primeira turma de 50 pessoas estão abertas a partir de hoje (7 de novembro) e podem ser feitas por meio da página do Ford <Enter>. Para participar é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. As aulas começam em janeiro de 2025.

 

O principal diferencial do programa é o foco na inserção dos participantes no mercado de trabalho. Por isso, oferece uma trilha completa de aprendizagem que inclui capacitação técnica, comportamental e o encaminhamento ativo para o mercado. Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.

 

O curso tem 300 horas, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira em dois locais de Salvador que o aluno pode escolher no momento da inscrição. As aulas serão realizadas na sede do CIMATEC, no bairro de Piatã, e no CIMATEC Digital, no Pelourinho, novo campus em parceria com a Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba, que integra o Programa Salvador do Futuro.

 

Localizado no Centro Histórico, esse campus é voltado para tecnologias digitais e economia criativa, com o objetivo de transformar a matriz econômica da região por meio da atração de empresas, do fomento ao empreendedorismo e do impulsionamento de startups e negócios de base tecnológica e criativa.

 

“O SENAI CIMATEC é responsável pela capacitação técnica, com uma metodologia própria de ensino que combina plataformas tecnológicas de aprendizado e desafios práticos. Os cursos gratuitos serão ofertados pelo SENAI-BA e operados pelo SENAI CIMATEC”, afirma Leone Andrade, diretor-geral do SENAI CIMATEC.

 

A Rede Cidadã será responsável pela captação dos alunos, formação comportamental e empregabilidade. “Esse projeto vai proporcionar a oportunidade de uma formação técnica de qualidade, aliada à formação socioemocional com encaminhamento e acompanhamento no trabalho. A Rede Cidadã se integra a essa iniciativa com grandes parceiros e sua metodologia da Trilha de Desenvolvimento, trazendo ganhos também para as empresas, que receberão um profissional melhor preparado e com uma visão diferenciada de vida e trabalho”, diz Keure Oliveira, diretora de Assistência Social da Rede Cidadã.

 

 

Expansão

Lançado em 2022 em São Paulo, o Ford <Enter> logo se tornou um sucesso, com mais de 9.000 inscritos e 200 alunos atendidos nas primeiras turmas, alguns deles contratados antes mesmo de concluir o curso. Essa procura motivou a Ford a ampliar o programa, que passou a ser oferecido também na Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

 

Estudos estimam que em 2025 haverá um déficit de mais de 500 mil profissionais na área de tecnologia. Ao mesmo tempo, há muitas pessoas de baixa renda sem acesso à educação e empregos de qualidade. “O Ford <Enter> cria uma ponte para atender essas necessidades, com o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para o futuro da tecnologia, do setor automotivo e do país”, destaca Pamela Paiffer.

 

Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, destaca que “o programa Ford <Enter> é mais um marco da nossa parceria de longa data com o SENAI CIMATEC.

 

São mais de 20 anos unindo forças para criar um ecossistema escalável de inovação que promove o desenvolvimento tecnológico e a formação de novos talentos da Bahia para o mundo”.

 

Com sede na Bahia, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford América do Sul reúne um time de mais de 1.500 especialistas que trabalha em projetos globais, integrado ao ecossistema de inovação da marca. Hoje, essa equipe é responsável pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da marca no mundo.

 

 

Legenda da foto: Keure Oliveira, diretora de Assistência Social da Rede Cidadã, Alice Soares, coordenadora de Responsabilidade Social da Ford, Tatiana Ferraz, pró-reitora e gerente executiva de educação profissional do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, diretor-geral do SENAI CIMATEC, Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford América do Sul, Roberta Madke, gerente de Responsabilidade Social da Ford América do Sul, e Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.

 

 

(07/11/2024)

Imprensa Ford

 

 

 

Sobre a Ford Philanthropy

A Ford Philanthropy, anteriormente conhecida como Ford Fund, defende o acesso equitativo a serviços essenciais, à educação para o futuro do trabalho e empreendedorismo, utilizando o transporte e a tecnologia para conectar as pessoas às oportunidades de que necessitam para crescer e avançar. Com um legado de 75 anos e US$2,3 bilhões em contribuições desde 1949, a Ford Philanthropy e a Ford Motor Company estabelecem parcerias com organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias para investir e co-criar soluções que satisfaçam às necessidades únicas da comunidade. Aproveitando a escala, os recursos e a experiência em mobilidade da Ford, a Ford Philanthropy gera mudanças impactantes através de doações, Centros Comunitários da Ford e voluntariado dos empregados. Para mais informações, fordphilanthropy.org ou junte-se a nós em @FordPhilanthropy no Facebook e Instagram.

 

 

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 175.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, visite o site https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt.html.

 

 

 

Para mais informações e imagens, acesse nosso site ou entre em contato com DANIELE CARVALHO ([email protected]).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 12 de Novembro de 2024

Terça-Feira, 12 de Novembro de 2024

Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2024

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

13 Nov 2024

27ºC / 19ºC

14 Nov 2024

27ºC / 19ºC