12/09/2024 19:22:00

Ministro sobre retorno do horário de verão: “Possibilidade real”

Nesta quinta-feira (12/9), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira falou sobre a possibilidade do retorno do horário de verão

Ministro sobre retorno do horário de verão: “Possibilidade real” - Notícias - Mato Grosso digital

Com estiagem de chuvas em diversas regiões do país, os reservatórios de água estão com registrando níveis críticos. Com as hidrelétricas enfrentando problemas, o governo federal tem pensado em medidas para evitar o colapso na rede elétrica no país. O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou, nesta quinta-feira (12/8), que a volta do horário de verão é uma possibilidade real.

 

O posicionamento de Silveira aconteceu após uma visita a Base Operacional e Centro de Treinamento da Enel Distribuição em São Paulo. O ministro avaliou que o retorno do horário de verão pode ajudar no melhor aproveitamento da luz natural à artificial e a consequente redução do consumo de energia elétrica no país.

 

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, pontuou o ministro.

 

Silveira entende que a alteração do horário impacta na rotina de grande parte da população, em que a decisão de adiantar os relógios terá que ser pensada com cautela. “(A mudança) não deve ser tomada de forma açodada. Se necessário, não tenham dúvida, que nós voltaremos com o horário”, concluiu o ministro.

 

O ministro também lembrou que pesquisas demonstram que os efeitos do horário de verão são positivos para uma gama de setores econômicos no Brasil, como o turismo. Silveira salienta que a economia gerada pelo horário de verão é importante para reduzir o despacho de usinas térmicas nos horários de pico de consumo.

 

Plano de contingência

Para a próxima segunda feira (16/9) Silveira determinou ao Comitê Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (MME) se reúnam com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para apresentar um plano de contingência para o verão de 2024/2025 e o planejamento energético do próximo ano.

 

No plano de contingência, o ministro quer informações sobre quais térmicas são da Petrobras do setor privado e quais são as principais fontes das usinas que geram energia elétrica a partir, por exemplo, da queima de óleo diesel, combustível fóssil derivado do petróleo. O objetivo é manter o equilíbrio do setor elétrico brasileiro com segurança energética.

 

*Com informações da Agência Brasil.

 

 

 

 

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Por: José Augusto Limão/Metrópoles 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

19 Sep 2024

27ºC / 19ºC

20 Sep 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Em quem você votaria, se a eleição fosse hoje?

Votar Ver resultados

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados